Principal » Posts » Visualizar

Curiosidades Olímpicas (by McDonalds)

Escrito por ROBERTA ESPERANZA UCCI em 09/08/2012

 Grécia Antiga Há muito tempo, desde 776 A.C., já existiam os Jogos Olímpicos. Eles aconteciam na Grécia, em homenagem a Zeus, o maior deus da mitologia grega. Os jogos foram banidos pelo imperador romano Teodósio, em 395D.C..

Nessa época, os prêmios pelas vitórias eram uma folha de palmeira e uma coroa feita de ramos de uma oliveira que existia próxima ao altar de Zeus.

 1896 – Atenas, Grécia – Os Jogos Olímpicos retornaram após 1500 anos graças ao Barão Pierre de Coubertin. Ele acreditava no esporte como fonte de inspiração para fortalecer e educar o ser humano.

Como ainda não existiam as medalhas de ouro e de bronze, aos vencedores era oferecida uma medalha prateada e uma coroa de folhas de oliveira.

 1900 – Paris, França – Os Jogos Olímpicos de 1900 fizeram parte da Exposição Universal de Paris, uma enorme feira mundial de comércio, e se estenderam por mais de cinco meses. Foi também a estreia das mulheres nos Jogos Olímpicos.

 1904 – Saint Louis, EUA – Havia uma prova em que os atletas tinham que superar uma corrida de obstáculos debaixo d´água. Foi a primeira e última vez que essa modalidade de atletismo esteve presente nos Jogos Olímpicos.

 1908 – Londres, Inglaterra – Acontece o primeiro desfile das delegações de diversos países em uma abertura dos Jogos Olímpicos.

Nova Zelândia e Austrália se apresentaram com uma única delegação, chamada de Australásia, repetindo a dobradinha nos Jogos Olímpicos seguintes, em 1912.

 1912 – Estocolmo, Suécia - O Japão entra pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, com um único atleta, um corredor que desistiu da prova aos 20km e voltou escondido para seu país.

 1920 – Antuérpia, Bélgica – Um senhor de 72 anos, participou das provas de tiro ao alvo e tornou-se o atleta mais velho até hoje a ganhar uma medalha olímpica.

 1924 – Paris, França – Competições infantis permitidas pela primeira vez, mas a ideia não vingou e durou apenas uma edição dos Jogos Olímpicos.

 1928 – Amsterdam, Holanda – Um remador australiano parou durante uma prova para deixar uma família de patos atravessar à sua frente e, mesmo assim, conseguiu vencer a competição.

 1932 – Los Angeles, EUA – Por causa da grande depressão econômica, que aconteceu em 1929, os Jogos Olímpicos tiveram apenas 14 dias de competições. Mesmo assim, 18 recordes mundiais foram quebrados.

Pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, as bandeiras dos atletas vencedores foram hasteadas e os hinos dos seus países tocados nas cerimônias de premiação.

 1936 – Berlim, Alemanha – A ganhadora da medalha de ouro mais jovem da história dos Jogos Olímpicos foi uma garota americana que, aos 13 anos, venceu a prova de salto ornamental.

 1948 – Londres, Inglaterra – Um nadador paquistanês que iria participar das provas de 100 metros livres percebeu, ao tirar o roupão, que havia esquecido de vestir o maiô. Envergonhado, pulou na piscina para esconder que estava nu, mas foi desclassificado.

Uma holandesa de 30 anos, mãe de 2 filhos pequenos, foi chamada de “dona de casa voadora” depois de ganhar quatro medalhas de ouro em diferentes modalidades de corrida.

 1952 – Helsinque, Finlândia – Uma americano agente do FBI venceu e quebrou o recorde mundial de provas de corrida de 3 mil metros com obstáculos. Ele treinava à noite, pulando sobre bancos de praças.

 1956 – Melbourne, Austrália – Foi a primeira vez que todos os atletas desfilaram juntos numa cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos, sem distinção de países, para celebrar a união entre os povos.

Por causa das leis sanitárias australianas, que atrasariam a chegada dos cavalos, as provas de hipismo foram realizadas em Estocolmo, na Suécia.

 1960 – Roma, Itália – Aconteceram as primeiras transmissões de TV ao vivo dos Jogos Olímpicos, para 20 países. Mais de 200 milhões de pessoas assistiram às provas no conforto de suas casas.

Um atleta etíope correu descalço, debaixo de um calor de 40ºC e, mesmo assim, quebrou o recorde mundial, além de se tornar o primeiro campeão olímpico africano.

2
Comentários


beatriz diz: Comentario feito em 20/08/2012

uau isso é show de bola palmas eu amei...

isadora diz: Comentario feito em 01/10/2012

esse sate e legal eu gostei

Deixe aqui seu comentário:



Digite o código acima:

*
Campos Obrigatórios.

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0