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LETRAMENTO

Escrito por ROBERTA TEIXEIRA DE ARAUJO SANTOS em 02/09/2010

DE ACORDO COM O NOVO OLHAR SOBRE A QUESTÃO HISTÓRICA SOCIAL DA ESCRITA, LETRAMENTO, QUE SE INICIOU NA DÉCADA DE 80, E HOJE É UM ASSUNTO DE GRANDES ESTUDOS E DIVULGADO EM OBRAS COMO O DE MAGDA SOARES. NESTE LIVRO, A AUTORA ANALISA A DEFINIÇÃO QUE DEVEMOS TER SOBRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DENTRO DA EDUCAÇÃO PARA QUE POSSAMOS, ATRAVÉS DO CONHECIMENTO, FORTALECER AS INFERENCIAS NA PRÁTICA EDUCACIONAL. A DEFINIÇÃO É A SEGUINTE: O TERMO ALFABETIZADO DEVE SER UTILIZADO QUANDO AO PROPOR UM LIVRO PARA A CRIANÇA PELOS SEUS PROCESSOS MENTAIS UTILIZA O ESTADO DE VIGILIA, CODIFICAÇAO E PLANIFICAÇÃO DAS LETRAS PARA A LEITURA, PORÉM LETRAMENTO É O RESULTADO DA AÇÃO DE ENSINAR OS VÁRIOS TIPOS DE GENEROS TEXTUAIS E SUA FUNÇÃO SOCIAL. É O ESTADO OU A CONDIÇÃO QUE ADQUIRE UM GRUPO SOCIAL OU UM INDIVÍDUO COMO CONSEQUÊNCIA DE TER-SE APROPRIADO DA ESCRITA NO CONTEXTO SÓCIO HISTORICO. RESUMINDO UMA PESSOA PODE SER LETRADA PORÉM ANALFABETA COMO MOSTRA NO FILME CENTRAL DO BRASIL DO DIRETOR WALTER SALLES.
Comentários ( 2 )
Profª Rita de Cássia Godinho - 02/09/2010 17:48:19
Parabéns Profª Roberta, por esta contribuição! É muito importante que a alfabetização se desenvolva conjuntamente com o letramento, através da prática e hábito do uso da leitura e escrita com textos diversificados e contextualizados.
Rodrigo Hitoshi - 13/12/2010 10:28:17
Profª Roberta, gostei muito do seu blog e dos temas que você vem abordando. Só que está faltando atualização! Quando puder escreva mais para a gente.

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