Prof LIBRAS para Todos
E.M. Isabel Figueroa Bréfere, Profª
Escrito por FRANCIVALDO LOURENCO DA SILVA em 30/08/2011
Na última sexta-feira(26)pretendemos realizar uma reúnião com os pais dos alunos que não tem frequentado a Sala de Recursos e Sala Multifuncional para alunos DA. Não obtivemos resposta.
A primeira justificativa que nos vêm a cabeça para esta falta de comprometimento é o não entendimento do trabalho realizado nas referidas salas. Por isso, uma brevíssima explicação:
* a grande dificuldade dos alunos DA é a comunicação; sem comunicação todo o resto é prejudicado;
* o foco das salas então é o trabalho com a linguagem e com as habilidades necessárias para a comunicação;
* nelas são trabalhadas questões referentes às duas línguas próprias do surdo nascido no Brasil: a LIBRAS e a Língua Portuguesa.
Sem as referidas línguas o surdo fica restrito a si mesmo, impedido de trocar com o outro e de construir mentalmente novos saberes.
A importância deste trabalho parece passar despercebida para muitos, mas os prejuizos de sua ausência não escapam aos alunos privados do atendimento (AEE).
Comentários ( 0 )