A professora Creusa, preocupada com a necessidade de mostrar aos alunos a importância da matemática, levou seus alunos para o laboratório de informática da escola Elza para que pesquisassem e elaborassem um trabalho com o tema juntamente com artigos de jornais e revistas, para que fosse bem rica as informações que pudessem observar.
Através da pesquisa, puderam perceber que a matemática é responsável pela existência de diversos campos como:
Nutrição: através do cálculo de IMC (índice de massa corpórea) capaz de verificar se a pessoa possui o peso ideal, levando em conta a sua altura.
Na numerologia: estudo do significado dos números e da influência deles no caráter e no destino das pessoas, ajudando o seu autoconhecimento.
Medicina veterinária: o uso da Matemática nas pesquisas genéticas, dosagens, cálculos de frequência cardíaca etc.
Música: formação de um som musical ou a construção de uma escala obedecem a uma série de leis que podem ser perfeitamente descritas pela Matemática.
Nas profissões, a matemática se destaca na administração, arquitetura, agronomia, cinema, direito, engenharia, jornalismo, odontologia, psicologia e geologia, ou seja, em quase todas as profissões.
Além disto, podemos explicar o conteúdo de matemática, onde muitas vezes o aluno não sabe o porquê:
NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS: utilizados na temperatura, conta bancária, nível de altitude e latitude, fuso horário, etc.
RAZÕES E PROPORÇÕES: utilizadas em análise de dados, pesquisas, projeções e estimativas das mudanças e transformações que poderão ocorrer no Universo.
TRIGONOMETRIA : altura de um prédio através de sua sombra; numa pista circular de atletismo; na medida do raio da Terra, distância entre a Terra e a Lua.
MATRIZES: utilizadas em muitas animações que vemos no cinema.
EQUAÇÕES: utilizamos para indicar a localização de pessoas, barcos, aviões, cidades.
INEQUAÇÕES:usadas em experiências, estatísticas, análise de dados e comparações.
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS: são aplicadas na resolução de problemas complexos sobre movimento, crescimento, vibrações, eletricidade, magnetismo e aerodinâmica, além de muitas outras.
Além de toda esta vasta gama de recurso, podemos dizer que se não houvesse Matemática não existiriam:.. edifícios, pontes, linhas elétricas, cabos de telefone, aviões, computadores, micro-ondas, automóveis, etc.
Então, quando criticarem a o conteúdo de matemática por não entenderem, pense em sua importância e pense em sua vida sem ela, na construção da sua casa, nos equipamentos eletrônicos que existem em seu lar e nos muitos cálculos diários que você faz sem pensar como: atravessar a rua, o tempo exato para chegar na escola, observem a natureza e percebam que a matemática existe nela!
Atualmente, está trabalhando o projeto Anemia Falciforme para o dia 20 de novembro,Dia da Consciência Negra.
Parabéns professora Creusa pelo seu trabalho!
Sites pesquisados pelos alunos:
Só matemática/mundo
Só matemática/numerologia
Só matemática/mundo/veterinária
Passeios pela matemática
Yahoo