Profª Izaura Franco
E.M. Dorivaldo Francisco Loria
Escrito por IZAURA LIMA GONCALVES FRANCO PEDRO em 06/03/2012
Hoje, encontramos os números na calculadora, no computador, no dinheiro, no extrato bancário, ou seja, nem podemos imaginar viver sem eles. O número hoje é algo tão comum que não paramos para nos perguntar como surgiu ou quando os números apareceram pela primeira vez.
Os números surgiram pela necessidade de se contar objetos e coisas. Nos primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda, marcas num osso...
Os pastores controlavam a quantidade de carneiros que tinham através das pedrinhas. Cada carneiro que saía para o pasto de manhã correspondia a uma pedra que era guardada em um saco de couro. No final do dia, quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa, onde, para cada animal que retornava, era retirada uma pedra do saco. Assim sabiam quando faltava algum animal.
A palavra cálculo se originou desta forma. Seu significado é pedrinha.
Para cada povo e para cada época, houve uma forma diferente de se realizar a contagem.
As quantidades eram representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos.
O primeiro sistema de numeração que surgiu foi o egípcio, sua representação era
de base dez e composto de símbolos numéricos. Cada símbolo tinha a representação de um número como, por exemplo, o um era representado como bastão, o dez, o calcanhar, o número cem, um rolo de corda, desta forma conseguiam fazer a sua contagem.
O sistema de numeração dos romanos, utilizamos até hoje. O I – um, II - dois, III – três, IV – o quatro. Tenho certeza que devem se lembrar deles, pois aprendemos na escola, no ensino fundamental.
Já o nosso sistema de numeração, denominado Indo Arábico, surgiu na Ásia, no Vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão!
A criação do zero veio com a necessidade, por exemplo, da construção dos números como o 31 e o 301, os hindus criaram um símbolo para representar algo vazio (ausência de tudo) que foi denominado sunya. A partir desta ideia, apareceram juntos o zero, formando nosso atual sistema de numeração decimal.
A primeira calculadora que surgiu foi o ábaco, utilizado ainda hoje para ensinar as crianças a contar. Os japoneses utilizam desde a infância, denominado como soroban, e conseguem fazer enormes cálculos com bastante agilidade e com total rapidez, bem próximo da calculadora que utilizamos hoje. Porém, a vantagem do soroban é que desenvolve o raciocínio, a memória, a agilidade e o cálculo mental. Talvez isto explique o fato de serem tão bons em cálculo!
Comentários ( 0 )