Horta

Escrito por FABIO LUIZ ELIAS DA PONTE em 04/11/2012

Cebolinha, tomate, feijão, pimentão, abacaxi e melancia são alguns dos alimentos plantados na nova horta da escola. A ideia surgiu do trabalhador Leandro Luiz após ser emprestado, por um dia, para a Escola de Educação Ambiental. Lá visitou várias Unidades Municipais de Ensino ajudando a distribuir mudas de árvores e composto. Durante as visitas observou que todas as escolas possuíam uma horta. Motivado, resolveu reativar a horta da escola.

-“Na nossa escola o espaço da antiga horta estava desativado, cheio de mato, estava feio, então resolvi revitalizar o espaço fazendo uma nova horta”- relata o funcionário.

Com a autorização da diretora, Leandro providenciou a limpeza da área, aragem da terra e a semeadura.

Hoje, vendo a horta germinando , suas companheiras de trabalho, as serventes Bernadete, Josineide e Elma, colaboram com os cuidados e a ampliação do espaço cultivado.

- “Já trouxemos sementes de alface, brócolis e repolho. Além disso,estamos confeccionando um espantalho”. – contou uma delas.

Antônio Carlos da Silva, assessor técnico, também se sensibilizou com a ação e está montando uma horta vertical com ervas medicinais e condimentos.

-“Além de identificar as espécies, o projeto visa também utilizar a produção no enriquecimento da merenda escolar e futuramente atender a visitação de pessoas com deficiência visual para identificação das espécies através da percepção tátil e olfativa, além de trabalhar a proposta dos termos transversais focando a medicina popular. ”– afirma o assessor.

A criação da área verde na escola, sobre a qual todos se sentem responsáveis, promove a interação homem/meio ambiente estimulando a realização de um trabalho interdisciplinar onde os alunos utilizam a horta como espaço de observação, pesquisa e ensino, sobre ecologia e educação ambiental.