Antigas invenções
Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 15/04/2017
O parafuso de Arquimedes é uma máquina hidráulica, que antecede em muito a invenção das bombas hidráulicas e, portanto supria a necessidade dos antigos povos de transportar fluidos entre locais distantes e/ou com diferentes níveis de altura. Sua invenção é atribuída ao grego Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.), que além de matemático, engenheiro, físico e astrônomo era inventor e possui grandes contribuições ao estudo dos fluidos.
O parafuso de Arquimedes, como o próprio nome induz, é construído por uma haste central com uma camada saliente em forma de espiral que acompanha o comprimento da haste e remete à estrutura de um parafuso. Em uma das variações da máquina, existe um tubo que envolve o parafuso com o diâmetro igual ao da espiral, isso faz com que quando o parafuso gire em torno do seu eixo, porções de fluido sigam o movimento aplicado pelo parafuso e se desloquem, podendo ser coletados na outra extremidade do parafuso.
Em sua origem, o parafuso de Arquimedes era utilizado na Grécia antiga para transportar água em desníveis, mas hoje em dia, com a evolução das máquinas industriais e suas elevadas eficiências, bombas do tipo Arquimedes, são utilizadas quando é desejado bombear algum fluido de alta viscosidade ou com altas concentrações de partículas em suspensão. Na Bahia, por exemplo, na Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) existem cinco bombas parafuso bombeando esgoto a uma altura de 10 m.
Deixe aqui seu comentário: