Aula de hoje: resumo do Texto
Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 15/05/2013
Fazer um resumo não é uma tarefa muito complicada para nós adultos. Mas para as crianças e adolescentes não é uma tarefa das mais fáceis. Sublinhar as palavras-chave, sublinhar as frases importantes do texto e a partir desse recorte reconstruir um texto com suas próprias palavras modificando as palavras originais do texto.
Fazer um resumo de um texto é simplesmente compreender literalmente o que se diz no texto, parágrafo por parágrafo, sintetizá-lo e reduzi-lo sem que perca seu sentido original.
Um dos temas que estamos estudando na sala de aula são os sistemas socialista e capitalista e suas contradições e por isso pedi aos alunos para fazerem uma síntese de textos do livro didático e que por coincidência tratam do mesmo assunto das aulas de português da Professora Fabiane.
Selecionei dois textos e uma ilustração de três alunos do 8º ano que considerei muito bem executados. Trata-se de uma forma simples de homenagear e agradecer aos alunos Lucas Loriano 8º B (ilustração), Glayson Murollo 8º A e Priscila Muniz 8º C pela dedicação constante ao seu próprio desenvolvimento intelectual verificados todos os dias nas aulas em que sou um intermediador desse conhecimento que eles já possuem.
RESUMO: SOCIALISMO E CAPITALISMO
As ideias socialistas ganharam impulso no século XIX quando os alemães Karl Marx e Friedrich Engels realizaram uma profunda análise do capitalismo. As ideias socialistas começaram a ser colocadas em prática na Rússia, quando uma revolução derrubou um governo monarquista e criou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Socialização dos meios de produção, dos estabelecimentos comerciais, industriais, das propriedades agrícolas assim como demais meios de produção, pertenciam a toda Sociedade.
A sociedade socialista não é dividida em classes. Todos os setores da economia são controlados pelo Estado.
O Socialismo não foi exatamente o que Marx e Engels queriam. Essa forma de socialismo ficou conhecida como Socialismo Real. O socialismo real caracterizou-se pelo excessivo controle do Estado e as decisões políticas tomadas pela classe dirigente.
Somava-se a esses problemas, outros problemas econômicos e políticos, a grande campanha do mundo capitalista ocidental, especialmente dos Estados Unidos e seus aliados contra o modo de vida socialista.
Todos esses fatores acabaram gerando uma imensa insatisfação popular e fizeram surgir um movimento cada vez mais intenso a favor da abertura política e de um governo democrático, o que culminou com o fim da União Soviética.
Glayson Murollo Olivieri – 8.° A
O desenvolvimento do capitalismo foi acompanhado pela utilização de máquinas que passaram a substituir o trabalho humano na fabricação de muitas mercadorias.
Nesse período o capitalismo evoluiu tornando-se o sistema político e econômico praticado pela maioria dos países do mundo, inclusive pelo Brasil.
Em razão das grandes desigualdades sociais, que sempre marcaram o capitalismo, vários países passaram a adotar o socialismo na tentativa de abolir a exploração da classe trabalhadora e construir uma nova sociedade igualitária.
As desvantagens do capitalismo são os conflitos gerados pelos interesses dos trabalhadores, que reclamam por aumento de salários e os donos dos meios de produção que procuram manter seus salários baixos para obter maior lucro com a venda de seus produtos.
As desvantagens do socialismo é que esse sistema político e econômico não seguiu exatamente seu modelo original. Uma crise provocou uma defasagem tecnológica e agrícola que causou problemas econômicos.
Priscila de Freitas Muniz 8.° C
ILUSTRAÇÃO:
Demonstrou perfeitamente uma das características do capitalismo. A busca incessante pelo capital: os fins justificam os meios, levar vantagem sobre tudo e todos.
Parabéns aos alunos Glayson, Priscila e Lucas!
Deixe aqui seu comentário: