Principal » Posts » Visualizar

Brasília, sinônimo de corrupção?

Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 21/10/2013

          Fundada em 21 de abril de 1960, Brasília foi criada com diversas finalidades. Alguns desses objetivos: levar o desenvolvimento ao Brasil Central, criar empregos e absorver a mão-de-obra de migrantes nordestinos (em alta naquela ocasião), retirar a capital federal do Rio de Janeiro e dar mais tranquilidade à classe política para legislar, transferir a capital do litoral para o interior,  prevista desde a 1ª Constituição Republicana de 1891 (segundo a concepção da época, no interior seria mais difícil uma potência estrangeira em guerra contra o Brasil invadir a capital, o que não era um fundamento tão absurdo pois só 15 anos depois é que Santos Dumont faria sua primeira experiência com o aeroplano).

    Brasília foi a segunda cidade planejada do país, a primeira foi Belo Horizonte. Tal qual Belo Horizonte, a cidade de Brasília foi planejada com padrões arquitetônicos e urbanísticos futuristas mas o que ocorreu pouco tempo depois foi a urbanização descontrolada fora do perímetro planejado. Em Brasília surgiram as cidades satélites, abrigando a população de baixa renda e em Belo Horizonte a urbanização ultrapassou os limites da avenida do Contorno.

      Brasilia atualmente é o 2° melhor Produto Interno Bruto per capita do país e o quinto da América Latina. Sua economia está diretamente atrelada ao governo federal, de cada R$ 10 gastos para sustentar a capital da República, R$ 4 têm de sair dos bolsos de todos os brasileiros.

      Lembramos na aula de nosso presidente Juscelino Kubitschek e do arquiteto Oscar Niemeyer que dizia:

"Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein."

     Um dos funcionários da nossa escola chama-se Brasílio e também foi lembrado durante a aula. Provavelmente seus pais ao lhe darem essa bonita e diferente alcunha quiseram homenagear a nova capital que ainda não tinha nascido (o Sr. Brasílio nasceu em 1959).

    Mas infelizmente, quando pensamos em Brasília nôs vêm também à mente a corrupção, o Lobby,  o dinheiro na cueca. A partir desse esboço de texto, os alunos criaram sua própria imagem de Brasília. Vejam o que a excelente aluna Patrícia do 7.° D fez de improviso em menos de 10 minutos!!

BRASÍLIA: por Patrícia Ribeiro - 7.° D

 

Brasília é sinônimo de corrupção

Os políticos não pensam na população

 

Só dá na mente dinheiro,

Fica girando na cabeça como uma catraca, o dia inteiro.

 

Dinheiro sujo é a única intenção,

Será que os políticos não tem opção?

 

Essa dúvida vai ficar pra sempre,

Nem que você sente e se concentre,

Você vai entender,

Porque os políticos só pensam em poder.

 

Dinheiro não é a única coisa que tem valor,

É tão simples é só agir e pensar com amor.

 

Os políticos só querem os pobres,

Para lavar banheiro e esfregar o chão,

Porque realmente os políticos não dão valor para a população.

 

Observação: a charge é do Novaes, publicada no Jornal do Brasil em comemoração aos 102 anos de Oscar Niemeyer

1
Comentário


Vanessa Mandaj diz: Comentario feito em 23/10/2013

Eu tinha um sonho de conhecer Brasília, a capital do Brasil. Em agosto deste ano, realizei este objetivo. Local lindo, cheio de história (apesar de pouca idade) e conhecimento para ser adquirido. Vale a pena visitar!!!

Deixe aqui seu comentário:



Digite o código acima:

*
Campos Obrigatórios.

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0