Principal » Posts » Visualizar

Canudos

Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 21/03/2019

A GUERRA DE CANUDOS

1 - Explique a frase:

A Guerra de Canudos evidencia dois problemas antigos no Brasil: A necessidade de uma Reforma Agrária e a falta de moradia.

Os habitantes de Canudos se refugiaram ali por causa da precariedade econômica, a maioria não tinha moradias nem sustento, os próprios soldados não tinham onde morar e criaram as primeiras favelas do Brasil.

2 - Em que ano aconteceu o conflito?

 

1896 a 1897

3 - Quais foram os motivos da Guerra?

O episódio foi fruto de uma série de fatores como a grave crise econômica e social em que encontrava a região à época, historicamente caracterizada pela presença de latifúndios improdutivos, situação essa agravada pela ocorrência de secas cíclicas, de desemprego crônico; pela crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.

Eles não pagavam impostos e desafiavam o governo.

4 -  Quem foi Antônio Conselheiro?

foi um líder do movimento messiânico que reuniu milhares de sertanejos no arraial de Canudos, no Nordeste da Bahia, à margem do rio Vasa- Barris, onde resistiu às tropas do Governo Federal.  Abandonado pela mulher, entregou-se definitivamente à vida errante de pregador fanático, percorrendo os sertões do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia, onde já era conhecido como milagreiro. 

 

5 - Quantas pessoas viviam em Canudos?

 

Aproximadamente 30 mil pessoas

6 - Quantos soldados foram enviados para o local?

 

O conflito de Canudos mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos de dezessete estados brasileiros

7 Quantos pessoas morreram no conflito?

Soldados: 10 mortos (um oficial, sete soldados e os dois guias) e 17 feridos

Civis: Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.

 

8  - Quem foi Euclides da Cunha?

Euclides da Cunha (1866-1909) foi um escritor, jornalista e professor brasileiro, autor da obra "Os Sertões". Foi enviado como correspondente ao Sertão da Bahia, pelo jornal O Estado de São Paulo, para cobrir a guerra no município de Canudos. Seu livro "Os Sertões", narra e analisa os acontecimentos da guerra.

9 - Em que situação trágica ele morreu?

 

Suspeitando que estivesse sendo traído por sua esposa, dirige-se para a casa do amante (que era oficial do Exército e atirador), e sem êxito tenta alvejá-lo, sendo assassinado com três tiros no coração. (Anos mais tarde, seu filho tenta uma vingança, mas teve o mesmo fim do pai).

Euclides da Cunha faleceu no Rio de Janeiro, no dia 15 de agosto de 1909.

10 - Por que associam Canudos às favelas?

 

O Morro da Providência é considerado o marco zero das favelas cariocas. De acordo com o historiador Milton Teixeira, o início da ocupação ocorreu em 1897, quando soldados que haviam participado da Guerra de Canudos (conflito entre o Exército brasileiro e sertanejos da comunidade antirrepublicana criada pelo líder religioso Antônio Conselheiro), no interior da Bahia, se instalaram no morro. Eles deram ao local um nome que acabaria designando as formações urbanas implantadas nas encostas não só no Rio como em todo o país.

— Em Canudos, os soldados haviam ficado numa região chamada Morro da Favela, que tinha esse nome devido a uma planta leguminosa chamada faveleiro. Quando chegaram ao Rio, eles rebatizaram o lugar onde foram morar como Morro da Favela — afirma Teixeira.

11 -  Como está a cidade de Canudos atualmente?

A cidade de Canudos foi coberta pelo Açude Cocorobó, na estagem, quando o açude possui 25% das águas as ruínas reaparecem.

12 - Quantos brasileiros vivem nas favelas atualmente?

Segundo o Censo 2010 do IBGE, o Brasil tinha cerca de 11,4 milhões de pessoas morando em favelas e cerca de 12,2% delas (ou 1,4 milhão) estavam no Rio de Janeiro. Considerando-se apenas a população desta cidade, cerca de 22,2% dos cariocas, ou praticamente um em cada cinco, eram moradores de favelas.

13 - Qual a origem da palavra favela?

Os soldados que combateram na Guerra de Canudos, na Bahia, e que sobreviveram àquele episódio foram trazidos para o Rio de Janeiro. Aqui, sem ajuda do governo, começaram a improvisar habitações na encosta do morro. O povoamento ficou conhecido como Morro da Favela, referência não só ao morro existente em Canudos e de onde os soldados atacavam os fanáticos religiosos liderados pelo beato Antônio Conselheiro, mas também ao arbusto “faveleira” (Cnidoscolus quercifolius), comum no sertão baiano.

0
Comentários


Deixe aqui seu comentário:



Digite o código acima:

*
Campos Obrigatórios.

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0