Principal » Posts » Visualizar

COMO SE DEU A OCUPAÇÃO (INVASÃO) DO TERRITÓRIO BRASILEIRO (INDÍGENA)?

Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 13/09/2017

Até o século XVI o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha. 

No século XVII, teve início a expansão territorial, interiorizando a colonização lusa, em que se destacaram três figuras humanas: o bandeirante, organizando as ex­pedições de apresamento indígena e de prospecção mine­ral; o vaqueiro, ocupando as áreas de pastagens nordes­tinas e criando o gado, e, finalmente, o missionário, prin­cipalmente o jesuíta, envolvido na catequese e na funda­ção das missões. 

A formação territorial do Brasil durou vário séculos, assim resultando  assim resultando de um processo histórico em que o elemento fundamental foi o fato de o Brasil ter sido colônia de Portugal até o início da terceira década do século XIX. 


A concentração populacional na área litorânea vem desde a época colonial e liga-se por meio da dependência econômica em relação aos centros mundiais do capitalismo. Comparando o território atual com a área de colonização portuguesa no século XVI, delimitado pelo Tratado de Tordesilhas, percebe-se que aquela área praticamente triplicou.

Os bandeirantes foram os exploradores que, adentravam os sertões em busca de riquezas e escravos, na época do Brasil colônia. Vindos principalmente das vilas de São Paulo e São Vicente, os bandeirantes foram os primeiros desbravadores europeus no Brasil.

 

Domingos Jorge Velho, bandeirante paulista.

As expedições organizadas pelos bandeirantes ocorreram do século XVI ao século XVIII e foram determinantes para a constituição do Brasil tal como é. Entretanto, a definição dos bandeirantes como herói ou vilão é uma questão ainda muito polêmica.

As Bandeiras, nome que recebiam as expedições organizadas por particulares, ou Entradas, expedições oficiais financiadas pela Coroa, de início, visavam mesmo à captura dos índios para utilização da sua mão de obra nas plantações. Os bandeirantes embrenhavam-se na mata seguindo, geralmente seguindo o curso de rios, abrindo trilhas e vez ou outra fixando postos de descanso que mais tarde, viriam a dar origem a cidades.

Principalmente após o século XVII a bandeiras passaram a ter como objetivo a busca por ouro e pedras preciosas, mas os bandeirantes ficariam conhecidos mesmo é por terem sido os grandes desbravadores das terras brasileiras e os principais responsáveis pelo estabelecimento de muitas cidades.

CONTRADIÇÃO:

Os bandeirantes eram em sua maioria, filhos de portugueses com mulheres indígenas (já que os portugueses não traziam mulheres para a América, havia a superstição que o navio poderia naufragar). Eles falavam o português cravejado de expressões indígenas tupi guarani, o que tornou nossa língua muito rica e diferente do português lusitano. Eram filhos de índias escravizando índios. 

O ACRE FOI ROUBADO DA BOLÍVIA?

O atual estado brasileiro do Acre era, no início do século XX, uma região pertencente à Bolívia, que vinha sendo ocupada por seringueiros brasileiros em plena época de expansão da economia de extração da borracha. Para resolver a tensão que se agravava, o Barão do Rio Branco dirigiu as negociações que resultaram no Tratado de Petrópolis, firmado em 17 de novembro de 1903 na cidade brasileira Petrópolis, que formalizou a incorporação do Acre ao território brasileiro. Com esse acordo, o Brasil pagou à Bolívia a quantia de 2 milhões de libras esterlinas e indenizou o Bolivian Syndicate em 2 milhões em libras esterlinas pela rescisão do contrato de arrendamento, firmado em 1901 com o governo boliviano. Em contrapartida, cedia algumas terras no Amazonas e comprometia-se a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para escoar a produção boliviana pelo rio Amazonas.

O Acre é um dos 27 estados brasileiros. Ele é o 15º em extensão territorial, com uma superfície de 164.221,36 Km², correspondente a 4,26% da Região Norte e a 1,92% do território nacional.
Sua população é de: 790 mil habitantes, ou seja, o Estado inteiro tem menos habitantes que a cidade de Campinas.
 
 
50centavos_2009an.JPG (342×172)
 
1000 cruzeiros cara 2.jpg (930×445)
 
5+Cruzeiros+-+2ª+Série+-+anverso.jpg (630×268)
Barão do Rio Branco na Numária brasileira
 
barao.jpg (972×1600)
 
0
Comentários


Deixe aqui seu comentário:



Digite o código acima:

*
Campos Obrigatórios.

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0