CONHECIMENTO É PODER: DE GANGNAM STYLE AO IMPERIALISMO NORTE-AMERICANO
Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 06/04/2013
Conhecimento é poder, já havia dito Thomas Hobbes 300 anos atrás e esse conceito permanece como uma verdade não demagógica.
Coincidência ou não, no mesmo momento em que surge o novo ritmo, Gangnam Style, sul coreano, surgem também, direto dos porões escuros da Guerra Fria, os rumores de mais uma nova Guerra no planeta. O que mais uma vez permanece obscuro é saber quais são as reais intenções.
O objetivo de intervenção na Coreia do Norte seria levar a democracia a um povo tão sofrido e reunificar um país que o próprio capitalismo dividiu ou como aconteceu em outras ocasiões, trata-se da busca incessante pelo lucro, um dos princípios fundamentais do capitalismo?
É a educação que nos transforma de simples observadores passivos em seres humanos críticos, capazes de interpretar as ações humanas e nos posicionarmos sobre as questões da geopolítica ou do cotidiano.
A falta de acesso à educação faz com que os cidadãos, como os norte-coreanos, sejam massa de manobra nas mãos dos tiranos que se perpetuam pela própria ignorância do povo: conhecimento é poder!
Quem sabe num breve futuro os norte-coreanos estarão comemorando a unificação com o vizinho do sul ao som de Gangnam Style, tomando uma Coca Cola e comendo um Fast-Food.
As ilustrações fazem parte do trabalho desenvolvido pelos alunos do 1° ano - Ensino Médio EJA - E.M. José Padin - Aluno: Antônio Marcos
Deixe aqui seu comentário: