De Polignano a Mare para Praia Grande
Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 27/08/2013
Entre 1870 e 1929 milhões de imigrantes saíram da Europa em direção ao Brasil. A situação era de crise na Europa, só que muito pior que a situação atual! Italianos saíam de seu país para disputar o mercado com pescadores até mesmo na África, eles queriam sobreviver da melhor forma possível e o Brasil foi justo com eles.
Muitos descendentes desses imigrantes são pessoas de destaque na nossa cultura. Uma delas é a Dona Rosmara Carvalho Gonçalves, uma brilhante aluna do EJA da E.M. José Padin Mouta.
Em uma destas aulas de geografia a Dona Rosmara nos brindou com a excelente história relatada abaixo:
Meu pai era italiano, morava em Polignano a Mare, província de Bari em 1942 mais ou menos. Meu pai veio para o Brasil foi exatamente na época da guerra que a Itália passou por momentos de dificuldade e emigraram muitos italianos e assim, foi com meu pai, primeiro veio meu tio e em seguida após mais ou menos um ano meu pai chegou ao Brasil. Ele começou a trabalhar catando sucata e logo depois montou um ferro velho e foi assim que ele me criou, muito bem. Em 1996 eu fui conhecer o país do meu pai, gostei muito, é muito gostoso, mas prefiro o mu país o Brasil o clima e as pessoas aqui são muito melhores. Esta é a história resumida da chegada do meu pai ao Brasil.
Da cidade " sobre o mar" para a nossa Praia Grande!
Deixe aqui seu comentário: