Garrafas Pet - não há solução?
Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 08/01/2015
Todo mundo gosta de um refrizinho, eu gosto de vários mas há um problema por trás dessa agradável bebida (ou vários problemas, mas eu só vou abordar um): as famigeradas garrafas pet.
É difícil acondicioná-las no lixo, eu geralmente as corto para diminuir o volume mas não é a solução mais prática pois elas dificilmente serão reaproveitadas em um curto espaço de tempo. Li no Wikipédia que elas demoram mais ou menos 800 anos para se decompor e no Brasil só 55% são recicladas.
Foi então que eu vi um vídeo no youtube ( que ensinava como reaproveitar essas garrafas pet para fazer vassouras. Escolhi as turmas do 6.º ano que abraçaram comigo a ideia, e não é que deu certo!
Um dos alunos, o Jackson, dos mais dinâmicos e inteligentes foi quem coordenou tudo no 6.º C, a melhor sala! Ele foi vendo o vídeo e nos orientou direitinho como proceder, fez até uma com os colegas e trouxe pra sala de aula pra nos mostrar como tinha ficado! Ele foi nas outras salas nos ajudar, que menino legal!
Será que essa é um das soluções para o descarte dessas garrafas pet? A Sociedade dar conta do seu próprio lixo reutilizando-o? Chegamos à conclusão na sala que devemos seguir a regra dos três R: reciclar, reduzir e reutilizar.
Ando pensando uma coisa: por que essas indústrias de bebidas que utiizam as garrafas pet não as recolhem como as indústrias de baterias e pilhas? Uns 5% de desconto na compra e a população iria aderia à causa. Na Europa eles já recolhem as garrafas pet e dão dinheiro a quem recicla.
Termino mostrando um dos videozinhos bem legais que eu passei na sala e que serviriam como alternativa do descarte das pet foi esse: Coca Cola Vietnam 2014.
Foram umas 6 vassouras que nós produzimos desde então, custo zero e lucro zero, penso remotamente em montar uma indústria mas preciso de investimento, quem me acompanha? rsrsrsrsrs
Deixe aqui seu comentário: