HIP HOP e FUNK
Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 09/05/2013
Se perguntássemos a todos os professores da Praia Grande o que eles acham do FUNK e do HIP HOP creio que a imensa maioria diria que o Hip Hop é uma música positiva e o FUNK é uma música negativa.
Se perguntássemos a todos os alunos da Praia Grande o que eles acham do FUNK e do HIP HOP creio que todos diriam que o HIP HOP é uma música positiva e a grande maioria diria o mesmo do FUNK.
. Por que a grande maioria das pessoas detesta o FUNK e a grande maioria dos jovens escuta funk o tempo todo?
Na verdade eu não tenho respostas para essa pergunta. O que sei é que em 2009, quando eu ainda era estudante, participei do Programa de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais - Fundação Palmares.
Uma das nossas funções era discutir com os alunos da Rede Pública o preconceito e a discriminação Racial. Por isso, elaboramos um vídeo com imagens de penteados afro ou puramente africanos e adaptamos um FUNK, o "balança o cabelo" de MC Colibro, que se adequou perfeitamente a essas imagens e à nossa proposta.
Visitamos algumas escolas a convite da própria Prefeitura Municipal de Contagem em Minas Gerais, onde entramos em contato com alunos e professores do Ensino Fundamental I.
A música envolvente, algumas imagens engraçadas e o magistral toque de tambor executado pelo Professor Claudio Emanuel dos Santos, graduado em pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, criava o clima ideal para aflorarem nos depoimentos das crianças todos os tipos de preconceito e de dor (no caso das vítimas do preconceito) revelados naturalmente depois de uma sessão descontraída de música e dança.
Nosso papel era conscientizar as crianças e fazê-las entender que a beleza está nos olhos de quem vê e aprender a gostar de si mesmo é fundamental para aprendermos a gostar do outro.
´ E fico feliz em ver na Praia Grande uma Semana dedicada ao Hip Hop, com uma extensa programação na cidade, tudo isso baseado em uma lei municipal n° 1.614, em 2012 onde ficou instituída a data de 11 de maio como o Dia da Cultura Hip Hop em Praia Grande.
Pra mim tudo depende do olhar do observador. Nosso olhar às vezes nos trai. O bom mesmo é analisar com calma pra depois tomarmos uma posição.
Abaixo o link com um resumo da visita às escolas e com a montagem do Funk "Balança o cabelo":
https://www.youtube.com/watch?v=oT8UcXtRri8
Deixe aqui seu comentário: