Principal » Posts » Visualizar

Meio Ambiente

Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 23/10/2017

a) biodiversidade:

conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes na biosfera; diversidade ou conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região ou época; diversidade.

exemplo: a biodiversidade em uma floresta de eucalipto é pequena porque o eucalipto elimina as outras espécies de vegetais e atrai somente formigas, nenhum outro animal se alimenta de eucaliptos

b) ecologia:

é a especialidade da biologia que estuda o meio ambiente e os seres vivos que vivem nele, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente.

c) meio ambiente:

do latim ambiens/ambientis, com o sentido de envolver algo) é o conjunto das substâncias, circunstâncias ou condições em que existe determinado objeto ou em que ocorre determinada ação, envolve todas as coisas vivas e não-vivas que existem na Terra, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres que vivem nela. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abrigar e reger a vida em todas as suas formas.

d) ação antrópica:

ação antrópica é toda ação realizada pelo homem. O ambiente é afetado pela ação que pode ser uma caminhada por exemplo por uma trilha. Exemplo: se uma trilha é tornada turística ela vai ter mais gente passando por ela e como consequencia o ambiente sofrerá mais.

e) bioma:

grande comunidade estável e desenvolvida, adaptada às condições ecológicas de uma certa região, e ger. caracterizada por um tipo principal de vegetação, como, p.ex., a floresta temperada.

f) habitat:

é uma área ecológica ou ambiental que é habitada por uma determinada espécie de animal, planta ou outro organismo. O termo refere-se tipicamente à zona em que o organismo vive e onde pode encontrar alimento, abrigo, proteção e companheiros para reprodução.

g) nicho ecológico:

O nicho é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.

h) cadeia alimentar:

Os organismos na natureza precisam obter energia de diversas formas. A cadeia alimentar é uma sequência que liga organismos através das relações de alimentação. Essa cadeia é formada por produtores, consumidores e decompositores.

nicho.jpg (640×442)