Na Índia, 2,3 milhões se candidatam em oferta de 368 vagas de emprego

Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 10/09/2017

MADRI - Uma oferta de 368 vagas de baixa qualificação no estado indiano de Uttar Pradesh, o mais povoado do país, atraiu 2,3 milhões de candidatos, segundo noticiaram os meios de comunicação locais. A população de Uttar Pradesh é de cerca de 200 milhões de habitantes, próxima da do Brasil.

Enquanto os requisitos para a vaga pediam apenas educação primária completa e a capacidade de andar de bicicleta, 255 pessoas com doutorado, cerca de 25 mil pós-graduados e uns 150 mil graduados, segundo o “International Business Times” se inscreveram para o posto. Entre as tarefas que serão desempenhadas estão preparar chá e transferir arquivos entre dependências administrativas, conforme noticiou a Reuters.

QUATRO ANOS PARA ENTREVISTAR OS INTERESSADOS

Inicialmente, a oferta dizia que a seleção seria feita por meio de entrevistas com os interessados. Mas os cálculos mostram que seria preciso mais de quatro anos só para entrevistar todos os candidatos a um ritmo de 2 mil candidatos por dia nos cinco dias da semana. Diante disso, o estado mudou o método de seleção e vai realizar provas escritas.

Essa é uma oferta de emprego público para diferentes postos, basicamente de auxiliares administrativos. Originalmente os postos estavam destinados a pessoas de 18 a 40 anos. E a avalanche de interessados mostra a ansiedade da população para conquistar a segurança no emprego, especialmente nos estados pobres da região norte da Índia — onde fica Uttar Pradesh.

O volume de candidatos também parecem um sintoma de que as baixas taxas de desemprego ocultam uma realidade de muito subemprego.

Segundo números citados pelo “Financial Times”, menos de um décimo dos 500 milhões de trabalhadores da Índia tem empregos formais, e metade deles trabalham na administração de empresas públicas.

Além da estabilidade, os empregos públicos garantem um salário relativamente alto. Os salários oferecidos pelo estado de Uttar Pradesh ficam em torno nas 16 mil rúpias.

O número de pedidos de emprego foi 16 vezes maior do que na última vez em que o estado ofertou vagas para postos similares.

Fonte:: https://oglobo.globo.com/economia/na-india-23-milhoes-se-candidatam-em-oferta-de-368-vagas-de-emprego-17545988#ixzz4sGyqgkex

De acordo com a Organização das Nações Unidas, a Índia ocupa a 134ª
posição entre 187 países no índice de desenvolvimento humano.
Em 2011 o índice de alfabetização foi de 74%. Essa taxa foi abaixo da média mundial que é de 84%.
Atualmente a Índia possui a maior população de analfabetos do mundo.
Há uma alta diferença de alfabetização entre homens e mulheres indianas. Sendo a taxa de 82% para homens e 65% para as mulheres. A diferença de taxa de alfabetização está também presente entre os estados sendo de 63% em Bihar e mais de 93% em Kerala.

Apesar da Índia possuir um grande número de analfabetos, o país possui a maior população escolar do mundo.

No ensino superior, a Índia tem mais de 400 universidades, mais de 20.000 faculdades e 7.000 instituições técnicas com mais de 13 milhões de estudantes formando-se anualmente.

Fonte: https://paiseseviagens.com/asia/india/educacao-da-india.htm