Principal » Posts » Visualizar

o Alfabeto do índio Sequoyah

Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 14/10/2013

      Você sabia que as letras do nosso alfabeto no início da sua criação designariam cada letra um objeto? Pois é verdade. Nosso alfabeto tem origem no Antigo Egito por volta do ano 3200 a. C., onde cada letra designaria um objeto. Esse sistema de escrita egípcio era chamado de  hieróglifos. A linguagem por meio de hieróglifos passou a usar uma versão mais simplificada, o demótica, uma letra de mão mais solta.  Os fenícios eram exímios comerciantes e navegadores. Transformaram uma centena de símbolos do alfabeto demótico em 22 letras.

Por exemplo: A origem da letra A vem de Alef, o Alfa, a primeira letra do alfabeto grego. Em hieróglifos representaria a vaca. A letra B seria a representação de uma casa em hieróglifos (Bait=casa em árabe). A letra K que os gregos chamaram de Kapa, que significa Kaf, a palma da mão. A letra D, em fenício seria a porta, em fenício o Daleth origem do nome da letra grega Delta.

    Quase dois milênios depois dos egípcios e dos fenícios um chefe indígena americano chamado Sequoya criou um alfabeto baseado em símbolos. Sequoya, nascido por volta do ano de 1770, era um indígena da tribo dos Cherokee além de ser um comerciante. Sequoyah falava sua língua nativa, mas sabia algumas palavras em inglês. Para manter seus registros de negócios, Sequoyah desenvolveu um código estilizado que empregava símbolos e pictogramas.

Em primeiro lugar, ele simplesmente utilizou símbolos para representar os seus clientes e os produtos que eles compravam, à medida que seu comércio crescia, esse método tornou-se extremamente complexo. 12 anos depois, Sequoya resumiu seu alfabeto em 86 letras o que permitiu a manutenção da língua Cherokee até os dias de hoje. Para homenagear a esse grande Cherokee, os norteamericanos nomearam Sequoia a um gênero de árvores da família das taxodiáceas que conta com apenas uma única espécie sobrevivente: a Sequoia sempervirens (Sequoia-vermelha).

1 - Explique quem foi o índio Seqouyah e qual a sua grande invenção

2 - Crie o seu própri alfabeto e uma frase nesse alfabeto

1
Comentário


Roberta Ucci diz: Comentario feito em 14/10/2013

Parabéns, exímio Professor! é sempre um prazer ler suas postagens. parabéns pela aula e obrigada por nos deixar fazer parte da sua história.

Deixe aqui seu comentário:



Digite o código acima:

*
Campos Obrigatórios.

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0