Principal » Posts » Visualizar

OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE

Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 05/08/2015

Texto 1

  "Na minha terra não existem ladrões! Se você estiver no mercado e alguém tentar roubá-lo, basta você gritar:

- Pega ladrão!

Imediatamente a multidão captura o criminoso, pega alguns pneus velhos, gasolina e o bandido é queimado vivo ali mesmo.

E se um policial estiver passando na hora da execução ele retira sua farda e não se envolve no caso, senão ele também é queimado vivo junto com o bandido."

depoimento de um imigrante nigeriano vivendo no Brasil

Texto 2

Livro de Êxodo, capítulo 21

12 - quem ferir alguém, de modo que ele morra será morto;

17 - quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto,

24-25 - olho por olho, dente por dente, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.

 

https://www.efecade.com.br/wp-content/uploads/2013/05/PENA-DE-TALIAO-2.jpg

 

Texto 3 - A dona de casa Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, casada, 2 filhos, foi espancada até a morte no Guarujá, confundida com uma mulher suspeita de sequestrar crianças. A multidão identificou Fabiane como a sequestradora de crianças veiculada no perfil Guarujá Alerta no facebook e identificada através de um retrato falado. O detalhe é que o retrato falado foi retirado da internet de um caso que teria acontecido no Rio de Janeiro há três anos atrás.

Trecho extraído da Folha de São Paulo, 5 de maio de 2014

Como os africanos, a grande maioria dos leitores dos três textos acha correto fazer a justiça com as próprias mãos.

https://img.ibxk.com.br/2014/3/materias/85322149226181458.jpg?w=1040

Necklacing, microondas... o primeiro caso de execução sumária foi relatado na África do Sul no período de transição de Mandela...

 

1 - Faça uma ilustração sobre o tema

2 - Comente, o que vc acha da prática de fazer a justiça com as próprias mãos, olho por olho, dente por dente

1
Comentário


Paulo Ferreira diz: Comentario feito em 06/08/2015

Olho por olho, dente por dente e alma por alma. No cenário histórico em que a frase figurava no passado, parece que era uma regra de conduta extremamente justa, mais tarde registrada e escrita nos códigos de conduta de peso e medida justa, um código de igualdade incorporado na Lei de Talião (Lex Talionis) escrita em acádio. Principio comportamental civilizatório entre os homens da Mesopotâmia e que não tinha qualquer correlação com vingança (re"talia"ção ~ rex talliam" ). É interessante relembrarmos aos alunos e leitores que houve uma época em que a palavra tinha peso, medida e força, tanto que a frase que hoje com conotação vingativa "olho por olho dente por dente" foi evoca em muitas situações, na bíblia por exemplo, em êxodo 21, 23-25: “Mas se resultar algum dano, pagarás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe", em Levítico 24, 17-21: “E quem matar alguém certamente morrerá. Mas quem matar um animal, certamente o restituirá, vida por vida. Quando alguém desfigurar o próximo, assim também lhe será feito: quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente. Como ele tiver desfigurado a algum homem, assim lhe fará. Quem, pois, matar um animal, restitui-lo-á, mas quem matar um homem será morto”, ainda citando a bíblia há o novo olhar de Jesus que citado em Mateus 5-38-41,afirma : “Ouviste o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas se alguém te bater na face direita, ofereça-lhe também a outra face; e, se alguém te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas milhas”. Espero ter contribuído com essa questão colocada aqui por nosso tão querido idealista prof. Reginaldo e para os leitores ainda há uma frase marcante dita por Mahatma Ghandi, sobre olho por olho, mas essa fica aqui como provocação para quem quiser avançar nesse tema.

Deixe aqui seu comentário:



Digite o código acima:

*
Campos Obrigatórios.

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0