País Basco, Galícia e Catalunha

Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 22/02/2019

A GALÍCIA

A Galícia é considerada "o primeiro país na Europa", após o estabelecimento do Reino da Suábia em 411 a.C. A dinastia Suábia durou até 585, quando foi substituída pela dinastia visigótica. Com a ocupação muçulmana do sul da Península Ibérica a partir de 711 e o posterior desmantelamento do Império Visigodo, a Galiza começou a consolidar-se como um dos principais reinos cristãos na Península Ibérica Medieval, nomeadamente graças à rota de peregrinação a Santiago de Compostela.

A Galiza foi anexada a Castela (Espanha) em 1486, este foi o início dos chamados "Séculos Escuros". Desde então, a Galiza tem tentado recuperar a sua independência ou alcançar uma maior autonomia até este dia. A Galiza perdeu a denominação formal de "reino" em 1833. Houve uma tentativa fracassada de proclamar uma República Galega em 1931. Desde 1981, o "Estatuto de Autonomia da Galiza" concede na Galiza um pouco de autonomia no âmbito do Estado espanhol. A Galiza tem o seu próprio parlamento nacional, o presidente e os símbolos, mas a sua representação internacional é reduzida. Muitos galegos reivindicam independência ou maior autonomia. Os galegos falam um idioma bem parecido com o português.

PAÍS BASCO

É um território que, apesar do nome, não é um país independente, mas uma área de 20 mil quilômetros quadrados entre a Espanha e a França onde vivem os bascos. Estabelecido ali há mais de 4 mil anos, esse povo conservou boa parte dos seus traços culturais originais, especialmente o nacionalismo e a língua, que não tem parentesco com nenhuma outra. “Ao longo de todo esse tempo, os bascos tiveram seu território ocupado por romanos, visigodos, mouros e francos. A Espanha e a França pegaram sua fatia por volta do século 15”, afirma a historiadora Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez, da Unesp de Assis (SP). No século 17, a demarcação definitiva das fronteiras dividiu de vez esse povo em dois Estados. “Na Espanha, onde estão 90% do território basco, a integração foi mais difícil que na França”, diz o geógrafo André Martin, da Universidade de São Paulo (USP).

Quase 85% de todos os seres humanos têm sangue fator RH positivo. O que apenas indica que seus glóbulos vermelhos contêm uma substância chamada fator de sangue RH (acrônimo de RHesus). A maior concentração de sangue de fator RH negativo ocorre nos povos bascos do norte da Espanha e do sul da França e nos judeus (Khazares) do leste europeu e orientais. Apenas 15% da população do mundo inteiro é conhecida por ter fator de sangue RH negativo. Os bascos espanhóis têm o mais alto percentual de portadores de sangue Rh-Negativo, chegando a cerca de 30%.

A CATALUNHA

A Catalunha é uma comunidade autônoma espanhola, com o status oficial de “nacionalidade”. O território compreende quatro províncias: Barcelona, Girona, Lleida, e arragona. A capital e maior cidade é Barcelona, que também é a segunda maior cidade de toda a Espanha, depois de Madrid. Catalunha cobre uma área de cerca de 32.000 km² e tem uma população oficial de 7.535.251 habitantes. Compreende a maior parte do que foi o território do na extinto Principado da Catalunha, sendo o resto da região agora pertencente ao sul da França. A comunidade faz fronteira com a França e com Andorra ao norte, e com o Mar Mediterrâneo ao leste, com uma costa de 580 km. As línguas oficiais são o catalão, o espanhol e o aranês.

A rica região possui 7,5 milhões de habitantes e gera um quinto da economia espanhola. A cidade mais conhecida é Barcelona, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. A Catalunha possui um governo regional autônomo, porém, subordinado ao Estado da Espanha. No dia 1º de outubro, a Catalunha realizou um referendo (consulta aos eleitores) para saber se a população queria que a região se separasse da Espanha ou não. De acordo com as autoridades locais, 2,6 milhões de cidadãos foram às urnas e o resultado foi 90% a favor da separação.... - Veja mais em https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/catalunha-entenda-a-tentativa-de-independencia-dessa-regiao-da-espanha.htm?cmpid=copiaecola

A Catalunha é um território da Espanha e uma das 17 comunidades autônomas do país. A rica região possui 7,5 milhões de habitantes e gera um quinto da economia espanhola. A cidade mais conhecida é Barcelona, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. A Catalunha possui um governo regional autônomo, porém, subordinado ao Estado da Espanha. No dia 1º de outubro, a Catalunha realizou um referendo (consulta aos eleitores) para saber se a população queria que a região se separasse da Espanha ou não. De acordo com as autoridades locais, 2,6 milhões de cidadãos foram às urnas e o resultado foi 90% a favor da separação.