planejamento

Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 04/06/2019

SEXTO ANO

1º Trimestre
Identidade sociocultural:  Paisagens (natural e transformada).
Identidade sociocultural (homem, paisagem e espaço geográfico).
Relações entre os componentes físico-naturais: clima e a dinâmica atmosférica.
Relações entre os componentes físico-naturais (biodiversidade e o ciclo hidrológico).
Relações entre os componentes (físico-naturais) - biomas terrestres.
2º Trimestre
Transformação das paisagens naturais e antrópicas por meio do desenvolvimento socioeconômico.
Transformação das paisagens naturais e antrópicas
Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras (Noções de cartografia).
Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras: formas do relevo (litosfera e sua dinâmica), tipo de solos e distribuição vegetal.
3º Trimestre
Biodiversidade e ciclo hidrológico (a importância das rochas e dos minerais para a sociedade. Tipos de solos e os recursos hídricos).
Biodiversidade e ciclo hidrológico - Biomas(regional, brasileiro e do mundo).
Biodiversidade e ciclo hidrológico
Atividades humanas e dinâmica climática (efeito estufa, chuva ácida e ilha de calor).

SETIMO ANO

1º TRIMESTRE

Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil. Aspectos históricos de ocupação.

Formação territorial do Brasil. Movimentos migratórios X fluxos econômicos e tensões históricas.

Formação territorial do Brasil -  População (distribuição, crescimento, densidade demográfica, movimentos migratórios e êxodo rural).

Características da população brasileira (distribuição por raças, etnias e expressões culturais).

2º TRIMESTRE

Produção, circulação e consumo de mercadorias (transição do período mercantilista - transações comerciais, passando pelo advento do capitalismo até os dias atuais).

Produção, circulação e consumo de mercadorias (o crescimento da indústria e os impactos ambientais).

Desigualdade social e o trabalho: Divisão regional oficial do Brasil – IBGE (Aspectos físicos, histórico de ocupação e atividades econômicas).

3º TRIMESTRE

Desigualdade social e o trabalho:  distribuição do trabalho por setores da economia (primário; secundário e terciário).

Mapas temáticos do Brasil

Mapas temáticos do Brasil (Regiões do IBGE).

Biodiversidade brasileira (aspectos físicos ).

Biodiversidade brasileira (degradação das formações vegetais).

NONO ANO

1º TRIMESTRE
A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura: Contrastes do continente (riqueza X pobreza).
Corporações e organismos internacionais: Blocos econômicos do mundo atual.
As manifestações culturais na formação populacional:Relações sociais e conflitos étnico/religiosos.
As manifestações culturais na formação populacional: Característica da população e migrações internas e externas.
Integração mundial e suas interpretações: globalização, mundialização e blocos econômicos.
A divisão do mundo em Ocidente e Oriente. Grandes regiões européias.
2º TRIMESTRE
Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania. Aspectos físicos e sociais da Eurásia.
Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania: Característica da população e migrações internas e externas.
Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.  Aspectos sociais e econômicos e suas interrelações entre a Europa, Ásia e Oceania.
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial. Impactos do desenvolvimento industrial sobre a população.
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial, ou seja, os impactos do desenvolvimento industrial sobre a população.
3º TRIMESTRE
Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.
Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas (aspectos físicos, sociais e econômicos dos continentes).
Leitura e interpretação de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.
Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Impacto do desenvolvimento industrial e nas fontes de energia.