Nós do EJA da Escola José Padin, assistimos ao vídeo da BBC intitulado Planeta Humano. Como o ser humano consegue se ambientar em lugares como os desertos, com temperaturas tão extremas onde não existe água na superfície.
Dona Azilina enxergou o documentário desta forma:
Este filme foi para mim como uma lição de vida porque muitas vezes nós não paramos para pensar como a vida é e como foi no passado. Por exemplo, aqueles povos que viviam no deserto onde não havia nada, até mesmo água para matar a sede era como um desafio contra a natureza. Para conseguir um pouco de água eles teriam que andar muito.
Quando eles conseguiam um pouco de água na maioria das vezes a água era só lama e mesmo assim eles bebiam e tomavam banho e abasteciam os animais porque a luta pela sobrevivência era grande e por isso eles deixavam de ser um povo alegre e feliz. Por amor eles fazem de suas vidas um mar de cores que assim se transformam em uma vida feliz.
Em meio ao sofrimento aí sim eles tinham em seus semblantes o sorriso e olhavam para os céus e buscavam a Deus e pediam um pouco de água e quando conseguiam eles se agradavam e agradeciam.
Azilina Da Silva - 2° A
SIMONE ALVES GENERINO diz:
Comentario feito em 26/09/2013
O filme me mostra que o homem tem a capacidade de destruir algo tão valioso para si mesmo , devido a ganancia , temos que ser rico de mente se não nos destruimos a nós mesmos , onde havia tanta riqueza no mundo , ao seu redor , veio o homem com sua pobreza de mente e transformou tudo em pobreza , pois só pensou no presente e não no futuro por mais que estiveesse obvio , sim uma grande lição de vida pois precisamos entender que nossas atitudes é que nos leva a caminhos bons ou ruins seja ela desde de uma pequena atitude com grandes consequencias e ai sim o que nos resta é crer no impossível que só vem de DEUS .
Maxilene Pires de Oliveira-2°B n°15 diz:
Comentario feito em 26/09/2013
concordo com dona Azilina, pois nós seres humanos nunca estamos satisfeitos com nada, temos que aprender a agradecer a Deus todos os dias pela nossa agua, pelo nosso alimento, pela nossa casa, por tudeo, pois tem muita gente quem nem sonha em ter o que temos.
Luciana Martins 2°B diz:
Comentario feito em 26/09/2013
Gostei muito do texto , por que ela relatou com o mesmo sentimento que eu senti quando vi o video ; fez todos nos pensarmos em tudo o que agente tem e nao damos valor .
Larissa Martins 2ºB diz:
Comentario feito em 26/09/2013
Realmente o filme Retrata uma vida sofrida por um lado mais muito feliz, acredito nas palavras de dona Azilina, pois por mais dificil que sempre foi para eles conseguir um pouco se quer de agua eles agradeciam, quando de nós não damos o minimo de agradecimento a deus pela agua que se bebi, o alimento que come, é uma maneira de refletir como a vida gira em torno de nós, que indepedente de qualquer coisa temos de agradecer, por que temos tudo na mão enquanto tanta gente como o povo retratado no filme tem que fazer muito mais e ainda tem a simplicidade de agradecer .
Rosana Baracho diz:
Comentario feito em 26/09/2013
Cada momento de nossas vidas devemos olhar mais ao nosso redor,pois a populaÇão esta mais egoista olhando sempre pro seu próprio umbigo,deixando de perceber que estamos as margens de uma grande catástrofe ambiental que pode vir acontecer.Mas se ainda nós consentivarmos estaremos em tempo de ainda mudar,pois vc ja comeÇando no seu pequeno agir,ja estará ajudando na grande aÇão ambiental.
Izabel 2b diz:
Comentario feito em 26/09/2013
O homem e muito inteligente mais também destrói, deveríamos usar nossA inteligência só para preservar o nosso planeta entre outras coisas, seria bom se fizesse bom uso da sua inteligência só para o bem comum
Maria Vanuzia 2b EJA diz:
Comentario feito em 26/09/2013
O Texto da Azilina realmente tem tudo a ver mesmo , porque o sofrimentos deste povo e desta época realmente
relata a seca a dor a pobreza de um povo esquecido, se pensarmos tambem relação a seca no nordeste, que tambem acaba afetando quase todo pais.
vanuzia
Jicarla da Silva Ebbers 2° B diz:
Comentario feito em 26/09/2013
A D. Azilina se espressou muito bem, se pararmos pra pensar realmente não damos valor a esse bem tão precioso que é a água, a verdade é que alguns precisam de tão pouco pra ser feliz nesse mundo de pessoas tão ambiciosas.
jose augusto santos de oliveira diz:
Comentario feito em 26/09/2013
È verdade, concordo plenamente ninguem pará pra pessar nos povos que viviam no deserto.
O povo de hoje só saber reclamar da vida, de tudo e todos.
JOCELIA SILVA LISBOA DE MEDEIROS diz:
Comentario feito em 26/09/2013
PENSO QUE ELA QUIZ PASSAR QUE O SER HUMANO ANTES DE ESBAJAR PRECISO PENSAR NO PROXIMO.
Gabriela Falcão 2°A diz:
Comentario feito em 27/09/2013
O ser humano é egoista, só pensa no resultado a curto prazo, não para pra pensar se a longo prazo vai prejudicar alguém! Enquanto isso pessoas simples, dão mais valor ás coisas, assim como á um copo de agua. :)
Giuliana V.P do Nascimento diz:
Comentario feito em 27/09/2013
Concordo com tudo o que a Dona Azilina relatou, os homens ao mesmo tempo que são espertos, são burros e egoista.
Daiane Sales Martins e Antonia Sousa Angelim diz:
Comentario feito em 27/09/2013
Muito interessante o texto que a Dona Azilina escreveu, ela citou a realidade, de um povo que mesmo com suas dificuldades não desistirão de lutar por uma vida dignida, e assim passarao anos e anos, e sempre com sorrisos estampados no rosto, Mesmo com o mundo com tantas dificildade e pessoas mesquinhas, ''sim" existe aquelas pessoas que nascerão para fazer toda a diferença e mostra que mesmo com tanto comflitos e dificuldade, elas podem superar, e nunca esquecerão de acradecer a Deus e acreditar em um futuro melhor.
Debora Chersoni Gomes diz:
Comentario feito em 27/09/2013
O filme mostra uma realidade cruel sofrida e oque ela quer mostrar para gente neste texto e que o ser humano e cruel com ele mesmo , pois não pensa nem na propria vida e acaba destruindo o proprio mundo em que vive.
Anisia Nogueira diz:
Comentario feito em 27/09/2013
Penso que a dona Azilina tem razão, pois os homens era corajosos por estarem no deserto sem água passando necessidade e mesmo assim eles ainda tinham esperança de uma vida melhor.
Daiane Mattos de Lima diz:
Comentario feito em 27/09/2013
Ao meu ponto de vista acho muita ambição pois ja tinha a quantidade que necessitavam de algodão para ter um bom capital para o país e acabaram querendo ganhar mais e mais com a sua venda. Se tornou uma catastrofe ambiental muito grande porque para ter uma maior produção de algodão e arroz desviaram o curso de dois rios que desaguavam no mar secando assim este.
douglas augusto e flavio diz:
Comentario feito em 27/09/2013
O vilme mostra tudo aquilo que a televisão não mostra , a diviculdade que tem essas pessoas em busca de luta pela vida
Francoisco Correia Soares Junior diz:
Comentario feito em 27/09/2013
A populaçao de países alem de destruir o planeta e usar água sem conciência, que vivem em meio de um país capitalista e egoísta. Ao mesmo tempo que tem tudo alem do necessário nunca estão satisfeitos com nada, enquanto outros países em que a sociedade nao tem nem o necessário para a vida só "sobrevivem" conseguem ainda assim serem felizes.
Homem Primata! Capitalismo Selvagem. diz:
Comentario feito em 27/09/2013
Vejo que nos dias de hoje, e na sociedade moderna em que vivemos, temos todos os recursos essencias para nossa sobrevivencia, nos vem basicamente tudo mastigado, e talvez por esse fato, nos esquecemos do real valor que a vida nos propõem, nos videos aprensentados pelo professor Reginaldo, podemos ver a diferença entre povos que precisam lutar contra natureza para propria sobrevivencia e a importancia que eles dão para isso, mesmo com diversas dificuldades para cuidar de suas familias, eles encontram motivos para sorrir, enquanto isso paramos para pensar na desigualdade do nosso mundo, enquanto uns esbanjando, consumindo em excesso, se importando com lucros e bens materiais, criançar se sentindo infelizes por nao ter um iphone 5, enquanto outras se sentindo super realizadas pelo fato de sentir a chuva caindo em sua pele, e outros preocupadas em desmanchar a chapinha, vemos o descontrole e o caos do mundo moderno destruindo toda a divinidade que a natureza nos ofereceu,e a troco de que? de uma enorme montanha de lixo.parece que a humanidade se esqueceu de seu papel aqui na terra! Atitudes egoistas e gananciosas estao fazendo com que todos caminhemos para um abismo. e por fim o mundo virará um enorme 'Ossario'
Carina Aquino 2 A diz:
Comentario feito em 27/09/2013
Se pararmos pra pensar um pouco,aqui no Brasil não é diferente,no Nordeste acontece a mesma coisa,e continuamos a disperdisar
agua,o filme ta bem claro para podermos ter conciencia do que estamos fazendo com o nosso planeta.