Queridinho no Instagram, lago azul-turquesa na Rússia é um lixão tóxico

Escrito por REGINALDO DOS SANTOS AURESLINO em 12/07/2019

Apelidado de “Maldivas” de Novosibirsk, terceira maior cidade da Rússia (e maior da Sibéria), um lago aparentemente paradisíaco, de coloração azul-turquesa, está dando o que falar nas redes sociais.

Uma busca rápida pela localização (ТЭЦ-5) no Instagram já vai revelar dezenas de fotos de influenciadores, modelos, casais recém-casados, viajantes e até crianças fazendo caras e bocas em frente às águas “cristalinas” do local.

Seria lindo, de fato, se não fosse por uma questão: o lago artificial é, na verdade, uma barragem onde são lançados dejetos químicos de uma central termoelétrica que abastece toda a Novosibirsk, com cerca de 1,5 milhão de habitantes. A cor que chama a atenção dos instagramers é causada por uma reação química.

Mas nem a proximidade com a termoelétrica, cujas chaminés são visíveis da cidade, nem o cheiro desagradável parecem impedir os turistas e curiosos de fotografar por lá. Até um perfil foi criado na rede social para reunir as melhores fotos de quem passou pelo lago:

Vendo a movimentação –e os perigos eminentes do contato com essa água–, a Siberian Generating Company, responsável pelo local, alertou os usuários em uma rede social russa para o que chamou de “depósito de cinzas”. “A água tem um teor altamente alcalino. Sais de cálcio e outros óxidos metálicos são dissolvidos nela. O contato com pele pode causar uma reação alérgica”, diz o texto.

A cor, explica a empresa, surge da profundidade da barragem (quase dois metros), da quantidade de sais e óxidos de cálcio dissolvidos na água e do índice do pH, que passa de 8.

A companhia também explicou que o lago não é radioativo ou venenoso, mas que, além do problema que pode causar à pele, ele tem fundo lamacento, tornando quase impossível que uma pessoa nade e saia da água sozinha. “Por este motivo”, diz o post, “não venha tirar selfies aqui!”.