Balada Halloween incentiva criatividade dos alunos
Escrito por MAGDA DE OLIVEIRA ALMEIDA em 18/11/2014
A Balada Halloween realizada no último dia 31 de outubro da E.M. Vila Mirim incentiva alunos do 2° ao 9°ano para que conheçam e identifiquem símbolos da cultura americana e possam recriar a comemoração. A professora de inglês, Vania Aparecida Araújo Leandro dedicou dias para explicar como esta comemoração surgiu e os seus contextos. Após muito diálogo com os alunos, eles pediram para que fosse realizada a festa na escola no contraturno. O pedido foi prontamente atendido e eles puderam realizar a comemoração com decoração especial, brincadeiras e comidas típicas e salas ambientes feitas pelos próprios estudantes, sob a orientação da professora. Além disso, os funcionários e direção da escola deram todo apoio para que a festa acontecesse e os alunos pudessem usufruir do trabalho desenvolvido.
“A simbologia do Hallowen foi vista com surpresa pelos alunos que desconheciam peculiaridades desta festa que é tão popular nos Estados Unidos e que também acontece em muitos lugares no país”, afirma a professora.
Com o auxílio de fotos, vídeos e outros materiais didáticos, a docente conta a história original da data e de seus personagens. Um dos fatos que despertam a curiosidade dos alunos é o de que o Halloween remete às crenças celtas, pois este povo da Irlanda acreditava que, no último do verão no hemisfério norte, os espíritos saíam do cemitério para tomar conta dos corpos dos vivos. Aterrorizante, a comemoração pagã, foi condenada na Europa, passando a ser conhecida como Dia das Bruxas. Graças à imigração dos irlandeses para a América, o Halloween se tornou uma data especial nos Estados Unidos.
Deixe aqui seu comentário: