Principal » Posts » Visualizar

4 verdades sobre aprender inglês

Escrito por ROBERTA ESPERANZA UCCI em 26/11/2013

Pessoal, recebi este post do "Inglês para Leigos" e adorei... Leiam e aprendam inglês sem medo!

1. CONFIANÇA NÃO É IGUAL A FLUÊNCIA

Se você acha que “todo mundo fala inglês melhor do que eu“, eu te digo que não, nem todo mundo fala inglês melhor que você. Para começar, como você define melhor neste caso?

Algumas pessoas podem falar inglês de maneira mais confiante que você, mas isto não quer dizer necessariamente que o inglês delas seja melhor que o seu. Algumas pessoas têm mais confiança em falar inglês do que você tem, mas isto não quer dizer que elas falem corretamente. Uma pessoa pode falar confiantemente e cometer muitos erros. Não há nada errado nisso.

Cada pessoa tem metas diferentes. Algumas só querem aprender por diversão, para que possam assistir filmes ou seriados na TV. Outras precisam falar em um nível avançado por causa de seus trabalhos. Já outros estarão felizes se conseguirem se comunicar, mesmo que tenham sotaque. Julgue o seu inglês com base em suas metas, não com base em quão bem você acha que as outras pessoas falam.

2. OS FALANTES NATIVOS NÃO SE IMPORTAM SE VOCÊ COMETE ERROS

Os nativos (a maioria, pelo menos) não se importam se você cometer erros por uma razão muito simples: eles também os cometem. Eles se preocupam apenas em entender o que você diz. Ninguém espera ser perfeito.

Uma coisa boa sobre a língua inglesa (e creio que sobre os idiomas em geral) é que, se você conhecer as palavras mais comuns do idioma, você poderá se comunicar muito bem na maioria das situações.

Em algumas culturas, é um tanto embaraçoso se você cometer algum erro no idioma local. No inglês, porém, isso não é relevante. Se você segue celebridades nas redes sociais, verá que elas escrevem errado algumas vezes, esquecem-se de usar maiúsculas quando deveriam e podem até cometer erros de gramática.

Uma conversação será sempre mais proveitosa se você conseguir se expressar bem, porém não tenha medo de cometer erros. Você irá invariavelmente cometê-los enquanto escreve ou fala. Mas se até os nativos os cometem, porque você que está aprendendo não pode?

Não fique embaraçado se cometer algum erro, e não fique também se alguém te corrigir. Em vez disso agradeça, pois agora você estará um passo mais perto de aprender inglês.

3. VOCÊ NÃO IRÁ APRENDER INGLÊS COM OS SEUS COLEGAS DE CLASSE

Você não aprenderá inglês com seus colegas de classe, caso faça aulas de inglês, porque eles estão também aprendendo e também cometem erros. Você aprende inglês com o seu professor ou com falantes nativos. Um bebê não aprende um idioma observando outros bebês. O que você pode fazer com seus colegas é praticar o seu inglês e assim aumentar o seu vocabulário e sua confiança.

Cada pessoa aprende de maneira diferente, e aulas em grupo não são para todos. No entanto, aulas em grupo são mais comuns e mais baratas do que aulas particulares. Se você não se sente confiante falando na frente de um grupo de pessoas, você irá evoluir muito mais rápido se tiver aulas com um professor particular ou conversar com apenas uma pessoa de cada vez.

4. ALGUÉM IRÁ RIR DE VOCÊ

Você dá risada quando vê um “gringo” tentando falar o seu idioma? É bem provável que sim! Isso acontece porque quem está aprendendo diz coisas engraçadas às vezes. E isso poderá também acontecer com você, quando estiver falando em inglês. Todo falante de idioma, cedo ou tarde, cometerá algum erro que será engraçado para as outras pessoas.

Isso, no entanto, não será o fim do mundo. Dentro de alguns minutos, as pessoas terão esquecido do acontecido e a vida segue. O sol continuará se pondo no final do dia e nascendo na manhã seguinte. Além disso, as pessoas não rirão de todos os erros que você cometer, pois como mencionado no item 2, a maioria não se importa que você cometa erros, desde que consiga te entender.

Ulisses, do blog Tecla SAP, criou um e-book chamado Inglês com Humor, onde ele conta histórias enviadas por seus leitores de situações engraçadas vividas por eles. Ele juntou várias delas e criou este e-book. Quem sabe se você lê-las não se sinta melhor?(Ueritom)

0
Comentários


Deixe aqui seu comentário:



Digite o código acima:

*
Campos Obrigatórios.

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0