As TICs na Escola, um bicho-de-sete-cabeças?

Escrito por VALERIA DEL SOLE BERNARDINO em 19/09/2012

Cada vez mais vemos as instituições de ensino exaltando a importância do uso das TICs na educação. É incontestável que o uso das tecnologias atuais trazem grande contribuição para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Com esta constatação, surge também uma grande inquietação por parte dos educadores. Inquietação esta que vai além do simples domínio  das ferramentas que agora eles tem em mãos.

É importante que o professor reflita sobre como vai e ensinar e, principalemente, o que ensinar. Tendo em vista que, com as facilidades que o aluno encontra hoje para reconhecer lugares ou converter medidas, por exemplo, os desafios agora são outros, e o campo de interesse deles também.

É neste contexto que a revista Nova Escola lançou um guia que pode auxiliar o professor a encontrar estas e outras respostas. Vale a pena conferir, basta clicar aqui.

Maria Aparecida Ferreira de Araújo diz: Comentario feito em 21/09/2012

Boa tarde, prof Valéria!! Td bem! estou lendo seu artigo justamente pq estou me capacitando através do Progrma Mídias na Educação pela USP. Eu citaria justamente isto, uma das formas de se capacitar e explorar os recursos que nossa rede de ensino nos proporciona, é se inscrever neste curso. ao clicar e ler a reportagem sugerida pela sra. ví exatamente isso que propus comentar. é necessário ir atrás de cursos e capacitações pois nossa rede de ensino está bem equipada e promete ir além! Um forte abraço!!! Em tempo: gostei muito da sua postagem!!

Marcos Pastorello diz: Comentario feito em 24/09/2012

Fico muito feliz em saber que posso contar com uma equipe de valor e em especial, no seu trabalho, dedicação e principalmente preocupação com a implantação e uso das TICs. De fato, nos dias atuais, devemos praticar constantemente reflexões sobre o assunto. E é por isso que a cada dia, aprendo mais e mais com todos os colegas professores. Parabéns professora.

Maria Aparecida F. de Araújo diz: Comentario feito em 27/09/2012

Boa tarde Sr. Marcos Pastorello, fiquei muito feliz com as palavras "equipe de valor"! Hoje pela manhã, enquanto corrigia e escrevia observações no portfólio da minha turma (quinto ano E.M. Mário Possani): me vi num grande conflito e reflexão: preciso, posso e devo mudar e melhorar minha forma de ensinar!!!! Devo utilizar outros recursos de forma otimizada, devo ter o olhar prospectivo da aprendizagem como Vygotsky postulou há tantos anos atrás!!! É necessário utilizar o que temos ao nosso dispor!

Maria Aparecida F. de Araújo diz: Comentario feito em 27/09/2012

continuando... rsrs... sou suspeita para falar, pois no ambiente do curso "Mídias" todos os cursistas parabenizam nossa rede e não são poucas as frases de que gostariam de conhecer e trabalhar aqui!! Este fato serve para nossa reflexão: valorizar e usufruir dos equipamentos que nos são disponibilizados! Aliás estou até voltando para o curso de informática, pois percebi que meus poucos conhecimentos precisam ser aprimorados!! Um forte abraço e sucesso a sua equipe !!

Valéria diz: Comentario feito em 29/09/2012

Sr. Marcos, fico muito grata pelo seu comentário, o sr é um exemplo para mim, admiro seu empenho, entusiasmo e principalmente a visão que o sr tem em relação a implementação das TICs na educação. Me sinto honrada em fazer parte desta equipe :)

Valéria diz: Comentario feito em 29/09/2012

Maria, muito obrigada pelos comentários! Fico feliz em ver sua preocupação em utilizar em sala de aula ferramentas que vão além da lousa e do giz, e com isto, tem estudado e se atualizado, que sirva de exemplo a todos nós, educadores. Fiquei feliz também em saber que nosso município tem sido visto com bons olhos por outras instituições, sabemos que ainda há uma longa estrada a percorrer, mas é bom saber que estamos no caminho certo. Abraços ps.: acho que esta postagem pode te interessar https://cidadaopg.sp.gov.br/blog/posts/visualizar/21/gera-o-z-parte-1