Geração Z- Parte 1

Escrito por VALERIA DEL SOLE BERNARDINO em 29/09/2012

Você conhece a geração Z ? Nunca ouviu falar?

Na próximas semanas, pretendo lançar uma série de reflexões que levem educadores e interessados no assunto entenderem um pouco melhor sobre o universo dos jovens e crianças com o qual nós trabalhamos e convivemos no nosso cotidiano.

Quero deixar claro que o texto que se segue está baseado no meu entendimento pessoal sobre o assunto,   não fazendo referênncia portanto, a nenhum autor ou estudioso específico.

É chamda de Geração Z, as pessoas nascidas desde meados da década de 90 para cá. Foi justamente na década de 90 que naceu a "World Wide Web" (www te lembra alguma coisa?), que significava o início da popularização da internet e também uma grande evolução na criação de aparelhos tecnológicos acessíveis à sociedade (da classe alta, primeiramente). Com isto, as pesoas nascidas nesta época, mais familiarizadas com as novas tecnologias, apresentaram maior facilidade em manusear estes instrumentos.

Pense do seguinte modo: falar alemão pode parecer algo muito difícil para aqueles que nasceram e viveram no Brasil, mas com certeza não será para aqueles que nasceram na Alemanha (eu sei, isto é óbvio). Do mesmo modo, as pessoas da Geração Z são consideradas

Nativas Digitais, devido a grande familiarização que possuem com todas as tecnologias.

Pense então nos conflitos que seriam gerados, ao tentar alfabetizar em português uma criança nascida e criada na Alemanha?

Daí a importância de, ao se falar de educação e comunicação, entender quem é a Geração Z (acho que já foi possível ter uma idéia); como eles aprendem e pricipalmente, o que eles querem aprender. Mas isto é assunto para outra postagem...

Veja a parte 2 deste post, clicando aqui.