Profª Valéria
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital
Escrito por VALERIA DEL SOLE BERNARDINO em 29/09/2012
Você conhece a geração Z ? Nunca ouviu falar?
Na próximas semanas, pretendo lançar uma série de reflexões que levem educadores e interessados no assunto entenderem um pouco melhor sobre o universo dos jovens e crianças com o qual nós trabalhamos e convivemos no nosso cotidiano.
Quero deixar claro que o texto que se segue está baseado no meu entendimento pessoal sobre o assunto, não fazendo referênncia portanto, a nenhum autor ou estudioso específico.
É chamda de Geração Z, as pessoas nascidas desde meados da década de 90 para cá. Foi justamente na década de 90 que naceu a "World Wide Web" (www te lembra alguma coisa?), que significava o início da popularização da internet e também uma grande evolução na criação de aparelhos tecnológicos acessíveis à sociedade (da classe alta, primeiramente). Com isto, as pesoas nascidas nesta época, mais familiarizadas com as novas tecnologias, apresentaram maior facilidade em manusear estes instrumentos.
Pense do seguinte modo: falar alemão pode parecer algo muito difícil para aqueles que nasceram e viveram no Brasil, mas com certeza não será para aqueles que nasceram na Alemanha (eu sei, isto é óbvio). Do mesmo modo, as pessoas da Geração Z são consideradas
Nativas Digitais, devido a grande familiarização que possuem com todas as tecnologias.
Pense então nos conflitos que seriam gerados, ao tentar alfabetizar em português uma criança nascida e criada na Alemanha?
Daí a importância de, ao se falar de educação e comunicação, entender quem é a Geração Z (acho que já foi possível ter uma idéia); como eles aprendem e pricipalmente, o que eles querem aprender. Mas isto é assunto para outra postagem...
Veja a parte 2 deste post, clicando aqui.
8
Comentários
Roberta Ucci diz:
Comentario feito em 01/10/2012
Li muito sobre a geração Indigo... estou curiosíssima para saber mais sobre a geração Z.... das minhas filhas e pupilos.... obrigada.
Marcos Pastorello diz:
Comentario feito em 04/10/2012
Professora, o tema é oportuno e reflexivo. Fico acompanhando diariamente o surgimento de novos recursos tecnológicos e diante dessa desenfreada evolução, quase que na velocidade da luz, vamos precisar de mais letras no alfabeto... Da mesma forma que a Prof. Roberta, também estou curioso e acompanhando suas observações.
Valéria diz:
Comentario feito em 05/11/2012
Olá Roberta!
Espero que continue conosco acompanhando as futuras postagens. Agradeço o texto que me enviou sobre as crianças índigo. Estive em uma palestra que fala a respeito e, quem sabe em um futuro próximo, faça um post comentando o assunto.
Valéria diz:
Comentario feito em 05/11/2012
Sr. Marcos, agradeço as considerações. Que bom que estará conosco nos próximos posts, será uma honra ter o senhor como leitor e participante das postagens :)
Patrícia Simão diz:
Comentario feito em 21/11/2012
Olá Valéria,parabéns pelo blog!
Gostei muito do assunto tratado e achei muito interessante.
Adriane Buccelli Gonçalves diz:
Comentario feito em 22/11/2012
Como a Roberta, eu também li muito sobre a geração Indigo e saber sobre a geração Z deixou-me curiosa. Li as quatro postagens e observei e refleti algumas posturas minhas ou não na forma de alfabetizar e ter como aliada a tecnologia e essa geração Z é gratificante.
Ainda vou precisar muito da sua ajuda Valéria...Saudades!
Valéria diz:
Comentario feito em 05/12/2012
Oi Patrícia!
Que bom que curtiu o blog :D Espero que continue acompanhando os posts e comentando... Beijos
VALÉRIA DEL SOLE BERNARDINO diz:
Comentario feito em 05/12/2012
Olá Adriana! Saudades também :)
A professora Roberta me enviou um artigo sobre as crianças e eu estou planejando falar sobre o assunto... portanto fica ligada nas próximas postagens ;)
Fico feliz que as postagens tenham trazido contribuições, na verdade, eu é que tenho muito que aprender com você :)
Pode contar comigo para o que precisar assim como sei que sempre esteve ao meu lado.. Um grande beijo
Deixe aqui seu comentário: