Profª Izaura Franco
E.M. Dorivaldo Francisco Loria
Charges na Língua Portuguesa
Escrito por IZAURA LIMA GONCALVES FRANCO PEDRO em 05/03/2013
Com a Charge, o aluno pode ler e interpretar fazendo críticas por meio do humor, pode conhecer seus mecanismos visuais e linguagem verbo-visual, permitindo assim que o aprendizado se torne mais atrativo.
Além dessas vantagens, nas Charges se é possível abordar temas da atualidade como: política, economia, os problemas sociais, futebol, consumo, etc.
As Charges são publicadas em jornais, revistas, livros e internet.
O professor deverá intermediar a leitura visual que os alunos fazem da charge e perceber se, de fato, conseguem entender o verdadeiro significado das tirinhas, conduzindo, se for preciso, ao conhecimento.
Ciente disto, a professora de língua portuguesa Aline, por meio da lousa digital, trabalhou com seus alunos no laboratório de informática envolvendo temas políticos, mobilidade, humor, problemas sociais, obtendo assim, um excelente resultado.
No portal do mec há um plano de aula para auxiliar o professor:
Outros links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Charge
Observação: deve-se selecionar os links a serem trabalhados em sala de aula ou na informática, pois algumas podem ser inadequadas.
0
Comentários
Deixe aqui seu comentário: