Desafios na Educação Física

Escrito por VANESSA MANDAJ ALVARES em 27/09/2013

Silva et al (2009) em sua pesquisa, multidisciplinaridade na prática: a relação entre educação física e matemática e suas colaborações mútuas no desenvolvimento cognitivo de escolares da educação infantil, realizada com alunos do Ensino Fundamental I diz que a Educação Física necessita ser tratada como algo mais do que recreação ou fortalecimento do corpo físico. Esta disciplina representa um elemento da educação que deve empregar as atividades físicas conduzidas por processos didáticos e pedagógicos, com a finalidade de desenvolvimento completo do homem, consciente de si mesmo e do mundo em que vive.

É relevante frisar que a Educação Física praticada de forma multidisciplinar possibilita o crescimento do conjunto de habilidades, assim como desenvolve o entendimento e a reflexão sobre a cultura corporal, influenciando diretamente na formação do indivíduo (Silva et al, 2009).

Interagindo com os demais professores da E. M. Roberto Mário Santini surgiu a ideia de desenvolver, neste 3° trimestre, atividades que complementem o projeto existente no Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar intitulado “Desafios Matemáticos”.

Cada sala de 4° e 5° ano da escola estão divididos em quatro equipes. Estas estão participando de diversas atividades a fim de auxiliar o estímulo do raciocínio e a capacidade de assimilação da Matemática e de várias outras disciplinas (como o português, devido à linguagem) nas aulas de Educação Física onde haverá pontuação para a campeã de cada etapa.

No fim do trimestre, será conhecido a vencedora de cada sala.

Para iniciar, selecionei o jogo, “Pirâmide da Multiplicação”, encontrado no Material de Apoio do 5° ano, da Secretaria de Educação. Praia Grande: v. 2, p. 52.

SILVA, Carlos Magno Monteiro da. Multidisciplinaridade na prática: a relação entre educação física e matemática e suas colaborações mútuas no desenvolvimento cognitivo de escolares da educação infantil. Pensar a Prática. Goiás: v.2, n. 2, 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/6433/4947>. Acesso em: 27 set. 2013.