Entrevista: Márcia Helena de Lima

Escrito por VANESSA MANDAJ ALVARES em 17/08/2015

Entre os dias 18 à 24 de maio aconteceu a Semana dos Museus 2015.

Aproveitando as comemorações, os alunos do 5º ano A da professora Regina Tschege Ferrari da EM José Padin Mouta, além de contribuirem expondo uma cestaria que representam o trabalho indígena e o bairro da Vila Tupi onde a escola está localizada, visitaram e realizaram uma entrevista com a coordenadora do Museu da Cidade de Praia Grande, Márcia Helena de Lima.

1- Quando o museu foi inaugurado?

R: O Museu da Cidade foi inaugurado dia 11 de setembro de 2008.

2- Quem fez a primeira pesquisa sobre os primiros bairros em Praia Grande?

R: Será que a pergunta não seria “Como surgiram os primeiros bairros de Praia Grande? Praia Grande era um bairro da cidade de São Vicente formado por sítios, onde se plantavam chuchus, bananas, mandioca e etc., somente a partir de 1920 os sítios começaram a ceder lugar aos primeiros loteamentos, entre eles: Jardim Matilde – 1925 Jardim Guilhermina – 1926 e Cidade Ocian – 1954, todos eles planejados.

3- É comum que as pessoas qu não são das excursões de escolas frequentem o museu?

R: Sim é nós chamamos de público espontâneo e recebemos bastante turistas.

4- Como vocês conseguem os objetos do Museu?

R: Todo o acervo do Museu da Cidade foi doado pelos moradores antigos e recentes.

5- Esses objetos são valiosos?

R: Sim porque lês contam a história da nossa cidade.

6- Qual o objeto mais valioso que vocês tem?

R: TODOS, desde os mais antigos até os maios recentes são muito importantes para a memória da nossa cidade, todos são conservados com os mesmos cuidados.

7- Como vocês sabem que a peça é original?

R: Com muita pesquisa e estudo, várias ciências ajudam o historiador, a geografia, a arqueologia, a antropologia e muitas outras, é necessário muito estudo e muita pesquisa.

8- Muitas pessoas trabalham no Museu?

R: Hoje nossa equipe é formada por cinco funcionários e uma voluntária. Todos  tem que ser capacitados na área de museologia.

9- Há quanto tempo a senhora está neste cargo?

R: No Museu da Cidade estou há sete anos, responsável pelo Museu desde 2015.

Profª Márcia Helena de Lima é formada em História e é responsável pelo Museu da Cidade desde 2008 que está localizado no Palácio das Artes na avenida Costa e Silva, 1600 no bairro Boqueirão.