Principal » Posts » Visualizar

Gotinha em gotinha

Escrito por VANESSA MANDAJ ALVARES em 22/03/2013

   

     Todo dia 22 de março, a ONU comemora o Dia Mundial da Água, criado há mais de 20 anos para celebrar e discutir a importância da água na vida do planeta. No Brasil, a abundância do recurso no território, com cerca de 13% de toda a água potável do mundo, pode até dar a sensação de que se trata de algo que nunca vai acabar, mas a água é finita. O professor Carlos Tucci, que comanda o Instituto de
Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, alerta que a escassez da água é um problema mais próximo do que parece.


    “Apesar do excesso de água em nosso território, sofremos com a falta da água potável no país. Pode ser uma falta quantitativa, quando não existe água suficiente no território - como no sertão nordestino - ou qualitativa - quando, apesar de existir a água, ela está poluída”, explica Tucci. Neste último caso está enquadrada a cidade de São Paulo.

 
                    A água do mar pode ser uma alternativa à água doce?


    O professor Carlos Tucci explica que a água salgada pode ser uma alternativa para regiões próximas do mar, porém com custos mais altos referentes à dessalinização. Como exemplo, ele cita a cidade de Perth, na Austrália, que já usa esse tipo de água para abastecer cerca de 1 milhão de pessoas.

    Mesmo assim, países como Canadá e Brasil, banhados por imensas reservas de água doce, vivem em um cenário distante de uma catástrofe. Para se ter uma
ideia, um canadense gasta em média 600 litros de água diários, enquanto um africano utiliza menos de 30 litros em suas atividades por dia.

    No Brasil, outro fator que deve ser levado em consideração é a poluição. A maioria dos riachos e mananciais que banham as cidades brasileiras estão poluídos, já que o país mantém apenas de 15 a 20% da rede de esgoto com o tratamento adequado.

 

Iniciativa ecológica


     Usar água de forma irresponsável pode acelerar ainda mais os problemas que o planeta tem que enfrentar com a questão da escassez de água. Atitudes do cotidiano como escovar os dentes deixando a torneira aberta ou tomar um banho demorado devem ser evitadas ou trocadas por gestos mais ecológicos.

https://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2013/03/22/no-dia-mundial-da-agua-conheca-os-problemas-do-recurso-no-brasil-e-dicas-de-como-evitar-o-desperdicio.jhtm


 

5
Comentários


Erick diz: Comentario feito em 25/03/2013

Boa ! Parabéns

grazi diz: Comentario feito em 26/03/2013

se todos cololaboracem seria bem melhor

Henrique Moreira diz: Comentario feito em 26/03/2013

Parabéns ..

Veronice Rosa diz: Comentario feito em 26/03/2013

Atitudes do cotidiano pode mudar o mundo!!

Thamiris Santos Nadyne Chagas diz: Comentario feito em 26/03/2013

Atitudes como escovar os dentes deixando a torneira aberta ou tomar um banho demorado devem ser evitadas ou trocadas por gestos mais ecológicos.

Deixe aqui seu comentário:



Digite o código acima:

*
Campos Obrigatórios.

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0