Tchouckball e variação de queimada
Escrito por JUVENAL DOS SANTOS BORGES em 01/06/2014
Gostaria de compartilhar duas atividades que faço com meus alunos que são muito produtivas.
Espero que possa ser de bom auxílio.
Prof. Juvenal Borges
O jogo
1 – O início do jogo se dá no cruzamento da linha lateral com a linha central da quadra;
2 – Os jogadores deverão passar entre si até chegar próximo à área onde se localiza o quadro de remissão, não podendo ultrapassá-la.
3 – O jogador em posse da bola não poderá se movimentar.
4 – O time que não está com a posse de bola não pode pegá-la antes de ser arremessada no quadro de remissão;
5 – Quando reinício do jogo, este deverá ser feito em qualquer parte da linha lateral, sendo que, para ser feito um novo arremesso, a equipe deverá passar com a bola pela linha central da quadra, antes de arremessar.
6 – Após o arremesso, somente a equipe adversária poderá pegá-la no alto. Caso o faça, o jogo seguirá normalmente, porém, antes de arremessar, a equipe deverá passar com a bola pela linha central da quadra antes de arremessá-la.
Posse de bolsa
A posse de bola mudará quando:
1 – Um ponto for feito.
2 – A equipe deixar a bola cair no chão (não é infração).
3 – Uma infração for cometida pela equipe que estiver em posse de bola.
4 – No arremesso, errar ou acertar a borda do quadro de remissão (não é infração).
Ponto
Os pontos são feitos da seguinte forma
1 – O Jogador arremessar a bola e esta cair nos limites da quadra, menos na área do quadro de remissão em que a bola foi arremessada.
2 – O Jogador arremessar a bola e outro da mesma equipe tocá-la antes de cair no chão (neste caso, o ponto será para equipe adversária).
3 – O Jogador arremessar a bola e esta cair fora dos limites da quadra (neste caso, o ponto será para equipe adversária).
Infração
1 – Interferir o adversário a progredir ou arremessar a bola no quadro de remissão.
2 – Entrar na área do quadro de remissão.
3 – Andar quando em posse da bola.
4 – Ficar mais de 5 segundos em posse da bola.
5 – Arremessar sem passar pela linha central (Salvo se iniciado ou reiniciado no centro da quadra).
6 – Ofender um colega ou adversário (neste caso, o ofensor dará o direito de lance livre para outra equipe, além de ser computada a infração – no caso de ser a quinta infração, se aplicará também a punição referente o número de 5 infrações).
Punições
1 – Após a 5ª infração, a equipe dará o direito a um lance livre para o adversário.
2 – A ofensa dará o direito ao lance livre a ainda será marcada a infração.
3 – O jogador ofensor será advertido com cartão amarelo e vermelho (se reincidência ou agressão física).
O jogo
1 – Os jogadores deverão ficar sentados em seu lado da quadra (salvo os coveiros que poderão ficar em pé).
2 – Sua locomoção será feita com o joelho, bumbum ou com os braços, somente um dos três poderá perder o contato com o solo.
3 – Apesar de o coveiro poder ficar de pé, este só poderá arremessar sentado ou de joelhos.
4 – O primeiro coveiro pode queimar normalmente, desde que não seja a primeira bola do jogo.
Como queimar?
1 – O jogador ou o coveiro arremessou a bola, bateu no adversário e a bola caiu no chão (mesmo que esta tenha tocado o solo antes).
2 – Quando o Jogador se levanta em qualquer momento após a partida for iniciada (levantar-se é quando o joelho, o bumbum e as mãos, juntos, perdem contato com o solo).
Quando não se queima?
1 – Quando a bola arremessada é do próprio companheiro.
2 – Quando o jogador segura a bola arremessada, sem deixá-la cair no chão e quando a bola arremessada toca na cabeça.
3 – Quando for a primeira bola do jogo.
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