Profª Karine Menezes
E.M. José Padin Mouta
Escrito por KARINE MENEZES FERNANDES LIMA em 13/05/2013
No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo
a escravidão no Brasil! Os escravos por fim conseguiram suas alforrias (libertação).
A abolição da escravatura não aconteceu do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60 anos eram libertos. Esta era uma forma de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.
Você também deve ter ouvido falar da Lei do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois
do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos!
Será que os negros, de fato, vivem a sua liberdade na sociedade autal? Comente!
2
Comentários
Dilmar diz:
Comentario feito em 13/05/2013
Uma passagem triste na história do nosso Brasil!
Quando penso que o governo tinha de pagar uma indenização a alguém para deixar de ser proprietário de uma criança de oito anos é lamentavel, fico pensando em como as pessoas eram cruéis, misquinhas, egoístas, desprovidas de sentimentos.
Reginaldo diz:
Comentario feito em 15/05/2013
Olá Professora Karine,
Quase ninguém lembrou desta data tão especial para mais da metade dos brasileiros que se autodeclaram negros ou mulatos (segundo o Censo IBGE 2010).
Outro dado interessante é que segundo o Professor Douglas Cole Libby da Universidade Federal de Minas Gerais a abolição aconteceu não por dádiva do Governo Imperial mas pela própria luta dos escravos que faziam corpo mole, quebravam ferramentas, e tantas outras formas de protesto contra sua situação. A própria Sociedade começou a contestar o Regine Escravista até sua extinção.
Parabéns pela postagem!
Prof. Reginaldo - geografia
Deixe aqui seu comentário: