Aos Professores
Escrito por KARINE MENEZES FERNANDES LIMA em 09/10/2012
Nesses instantes em que se aproxima o “Dia dos Professores”, acredito que transcendem em nossos pensamentos a práxis coditiana a qual vivenciamos.
Ser Professor não é apenas uma profissão, mas uma missão, a cada momento um novo obstáculo a ser vencido, um novo saber, uma nova experiência, e claro, sempre novos desafios.
Desafios esses os quais por mais difíceis que sejam de ser alcançados, o alcançamos, ou ao menos temos a certeza de que fizemos o melhor de nós, há uma satisfação enorme quando podemos fazer a diferença na vida do educando, ao cumprirmos nosso papel de professor e educador.
Não há nada mais gratificante que termos um objetivo alcançado ao proporcionar novos saberes aos nossos alunos.
Um exemplo de profissional da educação que sempre me faz refletir a partir de seus pensamentos traduzidos em palavras é Paulo Freire.
Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.
Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire
“FELIZ DIA DOS PROFESSORES”
Profª: Karine Menezes
Deixe aqui seu comentário: