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LEITURAS E CONCLUSÕES PEDAGÓGICAS - PARTE 1

Escrito por ANA CAROLINA ROSENDO G C BAPTISTA em 30/10/2012

 Estou em um período de estudos, lendo vários livros e textos pedagógicos ao mesmo tempo e com isso minhas sinapses não estão sendo suficientes pra ter “inspiração” para escrever aqueles já conhecidos textos que relatam o comportamento humano e nos estimulam a reflexão.

 Resolvi, então, que nos próximos posts estarei dividindo o conhecimento que tenho adquirido com estas leituras, que por sinal fazem parte da bibliografia para o concurso da nossa rede, afinal conhecimento só é valido quando socializado.

 

Para começar a série “ Leituras e conclusões pedagógicas” escolhi o livro COMO A CRIANÇA PEQUENA SE DESENVOLVE de Elvira Souza Lima.

 

Vale dizer que é um livro de fácil entendimento e super curtinho e que compensa muito ler tanto na função de professor quanto na função de pai, alias eu diria que compensa ler na função de ser humano, pois quando aprendemos a respeitar o tempo do próximo facilitamos a convivência.

 

Colocarei em tópicos as partes que achei mais relevantes do livro, para facilitar a leitura:

 

 

  • “...para a criança pequena, são importantes não só os contextos dos quais ela faz parte, como também o acesso a outros contextos públicos...”

     

  • “A natureza do desenvolvimento humano é sempre biológica e cultural.”

     

  • Plasticidade cerebral: “é a facilidade maior de estabelecer conexões entre as células nervosas...”

     

  • “ A escola pode ampliar e apresentar novas formas de atividades, de pesquisa e de descoberta que não são oferecidas diretamente pela vivência na família e na comunidade.

     

  • “...várias atividades da vida cotidiana, como brincar, fazer experiencias movidas pela curiosidade, ouvir musica, participar de praticas culturais várias tem um profundo sentido educativo, pois elas levam ao desenvolvimento de redes neurais de grande resiliência que poderão ser acionadas em aprendizagens posteriores, incluindo aprendizagens escolares.”

     

  • “Trabalhar os sistemas expressivos com a criança pequena implica, também, situar a cultura como eixo de ação e considerar o cuidado não somente como higiene, mas como oportunidade de desenvolvimento.”

     

  • “ As emoções tem um papel muito importante no desenvolvimento do ser humano a vida toda, mas é, sem dúvida, nos primeiros meses de vida que elas terão o papel de garantir a sobrevivência...”

     

  • “... a criança aprende desde muito cedo as formas culturais de expressar emoções.”

     

  • “Devemos considerar, no desenvolvimento da criança: o tempo, o espaço, a comunicação, a curiosidade e a experimentação.”

     

  • “... através da prática, a criança vai se tornando hábil.”

     

  • “A principal condição para a criança pequena aprender e realizar é ter seu tempo respeitado.”

     

  • “... a criança precisa ser incentivada a realizar as tarefas, superando pouco a pouco as suas dificuldades.

     

  • A diversidade de espaços representa, …, possibilidades de socialização e de formação humana. Tornar efetivas essas possibilidades depende, em grande parte, da mediação que o adulto pode realizar, quer como educador, como agente social, como pai ou mãe.

     

  • “O movimento é o primeiro recurso de comunicação. Ligados a emoção, os movimentos e sons do bebê vão sendo interpretados pelos adultos.”

     

  • Participar de eventos coletivos, principalmente festas, celebrações, rituais, mesmo para uma criança bem pequena, é muito importante porque estarão ocorrendo aí atividades que envolvem a emoção. A participação em um espaço comum de comunicação e de trocas de significados é importante para o ser humano em qualquer idade.”

     

  • “... a criança desenvolve sua imaginação a partir de experiências que vai acumulando desde a infância.”

     

  • “...para a vida cotidiana, o desenvolvimento da imaginação é fundamental: de um lado, para enfrentar problemas do dia a dia, resolver conflitos, superar situações difíceis ou dolorosas; de outro, para criar novas situações, elaborar novas formas de trabalho, organizar a vida familiar, as ações comunitárias etc.”

     

  • “Muitas das descobertas sobre o mundo que a cerca, a criança faz enquanto brinca.”

     

  • “Consciente da importância da ação que realiza, possibilitando mediações de várias naturezas, o significado que só pode ser construído tendo como referencial a criança no período de formação em que ela está e não o adulto futuro que ela será.”

     

  • “ A criança se apropria da cultura e dos conhecimentos para dar continuidade ao percurso histórico que o ser humano realiza há muitos milênios.”

 

 

Fica muito evidente a influencia de Vygostky na fala da autora, eu como fã e disseminadora da prática sócio-histórico-cultural, adorei as observações que são não apenas relevantes mas de fácil aplicabilidade no cotidiano escolar. Sei que em alguns momentos com determinados alunos nossa vontade momentânea é esquecer toda essa teoria, mas não podemos nos deixar influenciar por toda esta desordem social, nosso papel enquanto formadores de opinião é possibilitar ao máximo experiências e formas de atividades que estimulem o desenvolvimentos global do ser humano, seja em qual idade for.

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