Principal » Posts » Visualizar

Aviação no Brasil

Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 18/12/2014

Aviação no Brasil.

Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 18/05/2011

 

Caso de família. Meu bisavô Marie Joseth Edmond Plauchut, nascido em Angoulême/França alistou-se na Legião Estrangeira período em que passou antes de vir ao Brasil. Conta minha vó (Isabel Plauchut Amorim) que ao chegar aqui apaixonou-se por uma brasileira do interior de Santo Antonio do Jardim/SP, que passou a chamar Carolina de Oliveira Paes Plauchut, minha bisavó. Junto a bagagem entre outras coisas trouxe nada menos que um Bleriot XI com motorização Anzani de 50hp no qual fêz história no RJ fundando o Aero Clube. Aqui construiu alguns aeroplanos e engenhocas a motor, como um primeiro pedalinho motorizado e asas deltas rudimentares o que quase o levou a morte. Fez vários vôos que em parte são descritos em uma publicação conhecida como “A Verdade Sobre A História da Aeronáutica /José Garcia de Souza” e no jornal carioca, vespertino, “A Noite”. Nunca foi mecânico de Santos Dumont como circula por aí na NET do COPIAR/COLAR, não que isso o desabone, mas certamente Santos Dumont tinha como resolver seus problemas de projetos, além desse equivoco o que ele teria caído de uma altura de 70m com sua aeronave. Imagine você lá nos idos de 1910 despencar com uma aeronave a 70m de altura, certamente seria seu ultimo vôo. O reide realizado em 22 de outubro de 1911 deu partida na avenida central (atual Rio Branco, Praça Mauá e aterrissou na praia do Zumbi, Ilha do Governador, fato largamente registrado na imprensa da época e numa pintura que está no Museu da Aeronáutica do Rio de Janeiro, marcando seu pioneirismo da aviação no Brasil. Então fica aqui uma pequena história de um francês que adotou o Brasil para viver e voar. PS: Edmond Plauchut teve duas filhas, Isabel Plauchut Amorim e Lovely Plauchut, esta foi uma das primeiras professoras alfabetizadora do Grupo Escolar de São Vicente/SP. A fotografia anexa é um postal de 1913, feita nos tempos bons do Gonzaga/Santos. Há uma publicação sobre filmografia da época de um de seus vôos. O VÔO DE PLAUCHUT; CONCURSO DE AVIAÇÃO REALIZADO NO RIO DE JANEIRO Categorias Curta-metragem / Silencioso / Não ficção Material original 35mm, BP, 16q Data e local de produção Ano: 1911 Data de filmagem: 1911.10.23 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF Data e local de lançamento Data: 1911.10.23 Local: Rio de Janeiro Sala(s): Pathé Circuito exibidor Exibido no Bijou, São Paulo, em 27.10.1911. Sinopse Concurso de aviação realizado no Rio de Janeiro. Vôo do aviador Edmond Plauchut. Rio de Janeiro - DF Botelho, Alberto; Botelho, Paulino Fontes utilizadas: VPA/BECB, p. 371 VPA/SCCSP, p. 192 JCB/OESP

9
Comentários


Cesar Padilla (CHOP) diz: Comentario feito em 30/12/2014

Muy interesante la historia de Marie Joseth Edmond Plauchut y su contribución a la aviación brasileña, ejemplo de la importancia de la cominucación que Europa ha mantenido con América Latina en un intercambio intercultural que en reiteradas ocasiones ha sido enriquecedor para ambas partes.

Mi Silva diz: Comentario feito em 30/12/2014

Muito bom se orgulhar e dar valor aos nossos descendentes....também dou.Eles fazem parte não só da historia da família mas do mundo, assim como os Toledo....

Roberto Toledo diz: Comentario feito em 01/01/2015

As geraçoes mais recentes leem nossas histórias como coisas "velhas", resultado da cultura de manchete da net. Não sou contra o google, mas a superficialidade. Nossas historias servem, no mínimo pra que fiquei registros a serem aperfeiçoados ou, pra que não passemos a vida cometendo os mesmos erros. Meus parabéns pela pesquisa sobre seu "bizo".

Ulysses Mauger diz: Comentario feito em 20/02/2015

Muito dez, sabia por alto a historia, gostei muito parabéns a ele e nossa família.

Conceição Rodrigues diz: Comentario feito em 20/02/2015

Devemos ancorar nossas ideias em pessoas que fazem história e transformam a realidade. Sinta-se orgulhoso pelos feitos de Marie Joseth Edmond Plauchut.

Conceição Rodrigues diz: Comentario feito em 20/02/2015

Devemos ancorar nossas ideias em pessoas que fazem história e transformam a realidade. Sinta-se orgulhoso pelos feitos de Marie Joseth Edmond Plauchut.

Lúcia Helena diz: Comentario feito em 21/02/2015

Que maravilha, Paulo, saber da história pela essência de quem a fez, apaixonante seu bisavô, inteligente, atualizado, aventureiro. Não importa onde ele aterrizou, o impulso sempre é mais importante do que qualquer aterrizagem, em quaisquer situação da vida ele não ganhou os dez contos de réis, mas que alavanca foi à aviação, hein! Genial sua genealogia, mostra que sábio educador, além de outros dons, está no seu sangue. Abraço meu amigo, continue postando histórias lindas e verdadeiras como esta.

Márcia Lopes diz: Comentario feito em 23/02/2015

Parabéns por ter tido na sua família alguém que contribuiu com tanto carinho para o desenvolvimento da aviação brasileira. Infelizmente nem todos são lembrados como deveriam.

Di diz: Comentario feito em 09/03/2015

Nossa Paulo, estas informações são realmente importantes e com certeza devem te dar muito orgulho, pois revelam a grandeza de pessoas que não se limitaram a uma vida comum, sem descobertas e aventuras . Parabéns para vc que é herdeiro direto de uma historia tão bonita. Sem contar o fato de que o magistério parece ser legado de família também.

Deixe aqui seu comentário:



Digite o código acima:

*
Campos Obrigatórios.

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0