Aviação no Brasil - Marie Joseth Edmond Plauchut

Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 05/12/2014

Anteriormente publiquei aqui nesse espaço o que chamei de “Caso de família”, na verdade uma contribuição aos registros históricos sobre aviação no Brasil de 1900.

Meu bisavô Marie Joseth Edmond Plauchut, nascido em Angoulême/França alista-se na Legião Estrangeira período em que passou antes de vir ao Brasil. Conta minha vó (Isabel Plauchut Amorim) que quando meu bisavô chegou no Brasil apaixonou-se loucamente por uma linda brasileira do interior de Santo Antonio do Jardim/SP, e comentava sobre as cartas e bilhetes de amor que ainda os guardava.

Dessa paixão segue o casamento onde minha bisavó passou a chamar Carolina de Oliveira Paes Plauchut que deixou duas filhas Isabel Plaucht e Lovely Plauchut.

Da França meu bisavô trouxe nada menos que um motor Bleriot XI com motorização Anzani de 50hp esse pequeno motor conseguia levantar sua pequena aeronave de bambu, uma das aeronaves foi construída dentro de casa e as asas... é pasmem, saiam para fora das janelas.

Uma das aeronaves que construiu em 1910 após ser sofrer alguns ajustes fez história no Rio de Janeiro onde após “alguns vôos” entre eles um Reid promocional foi fundado o primeiro Aero Clube do Rio.

Edmond construiu alguns aeroplanos, pequenos planadores muito parecidos com as asa-delta ao menos em tamanho e forma de alçar vôo e engenhocas a motor, como um primeiro pedalinho motorizado. Fez vários vôos que em parte são descritos em uma publicação conhecida como “A Verdade Sobre A História da Aeronáutica /José Garcia de Souza” e no jornal carioca, vespertino, “A Noite”. Nunca foi mecânico de Santos Dumont como circula por aí na NET do COPIAR/COLAR, não que isso o desabone, mas certamente Santos Dumont tinha como resolver seus problemas de projetos, além desse equivoco o que ele teria caído de uma altura de 70m com sua aeronave. Imagine você lá nos idos de 1910 despencar com uma aeronave a 70m de altura, certamente seria seu ultimo vôo. O reide realizado em 22 de outubro de 1911 deu partida na avenida central (atual Rio Branco, Praça Mauá e aterrissou na praia do Zumbi, Ilha do Governador, fato largamente registrado na imprensa da época e numa pintura que está no Museu da Aeronáutica do Rio de Janeiro, marcando seu pioneirismo da aviação no Brasil. Então fica aqui uma pequena história de um francês que adotou o Brasil para viver e voar. PS: Edmond Plauchut teve duas filhas, Isabel Plauchut Amorim e Lovely Plauchut, esta foi uma das primeiras professoras alfabetizadora do Grupo Escolar de São Vicente/SP. A fotografia anexa é de uma das medalhas que recebeu do presidente em 1911 em homenagem aos feitos na aviação. Há uma publicação sobre filmografia da época de um de seus vôos. O VÔO DE PLAUCHUT; CONCURSO DE AVIAÇÃO REALIZADO NO RIO DE JANEIRO Categorias Curta-metragem / Silencioso / Não ficção Material original 35mm, BP, 16q Data e local de produção Ano: 1911 Data de filmagem: 1911.10.23 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF Data e local de lançamento Data: 1911.10.23 Local: Rio de Janeiro Sala(s): Pathé Circuito exibidor Exibido no Bijou, São Paulo, em 27.10.1911. Sinopse Concurso de aviação realizado no Rio de Janeiro. Vôo do aviador Edmond Plauchut. Rio de Janeiro - DF Botelho, Alberto; Botelho, Paulino Fontes utilizadas: VPA/BECB, p. 371 VPA/SCCSP, p. 192 JCB/OESP