Diabetes, a morte silenciosa.
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 09/12/2014
- Diabetes e a morte silenciosa.
- Um dos mais graves problemas de saúde da atualidade é a diabete, uma doença que não apresenta sinais claros de seus danos em nosso organismo e quando percebemos já pode ter afetado consideravelmente nossa saúde.
- A elevação do açúcar no sangue está associada a obesidade e todas as complicações dela decorrente que já são problemas largamente divulgados por todos os tipos de informação.
- Existe uma forma simples, fácil e segura de averiguarmos os níveis de açúcar em nosso sangue.
- Há uma quantidade enorme de aparelhos destinados a nos dar essa informação, os glicosímetros. Com uma pequena punção nas pontas de um dos dedos ou em outro local apropriado é suficiente para extrair uma pequenina gota de sangue que servirá para medir os níveis de açúcar no sangue.
- Para fazer esse teste os adultos devem manter um intervalo de 8 horas em jejum, e no caso de crianças 3 horas. Após esse período o desejável é que os valores estejam abaixo de 110 mg/dl. Os adultos podem repetir o teste 2 horas após o almoço e são esperados valores entre 70 e 140 m g/dl. Valores elevados devem ser encarados com cuidado e a melhor saída é buscar orientações médicas.
- Quando os níveis de açúcar começam a se elevar no sangue, as pessoas podem apresentar dores nas pernas, visão embaçada, secura na boca, muita sede, fome excessiva e urinar muitas vezes,
- Cada vez mais a vida do homem urbano o aproxima da diabetes que é considerada uma epidemia nacional. No Brasil segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes há um censo/2010 que aponta para 12 milhões de diabéticos. Pessoas que tem histórico familiar de diabetes, estão com sobre peso com vida sedentária e curtem um fast food, esses são sérios candidatos a engrossarem essas lastimáveis estatísticas.
- Há um considerável número de aparelhos que podem nos auxiliar a monitorar nossa saúde, a ciência está aí a nosso favor, manter uma dieta saudável, fazer caminhadas diárias são atividades indispensáveis para o homem urbano.
A escritora Lya Luft escreveu em um dos seus livros que “os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e possibilidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem. Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí, apenas para ser suportada, nem vivida, mas elaborada”.
Referência:
Diabetes Sem Segredos – Controle Do Diabetes – Guia OneTouch www.onwtouch.com.br
https://www.starbem.com.br/StarBem/GuiaStarBem/ControleGlicemia
https://www.diabetes.org.br/ultimas/sao-12-milhoes-de-diabeticos-no-brasil
Sugestão:
https://www.youtube.com/watch?v=V_KhsJe4vnc
2º Episódio da Série sobre Diabetes do Drauzio Varella
https://www.youtube.com/watch?v=w8VhpS-L_9k
O que é diabetes.
https://www.youtube.com/watch?v=fITZMH5NLKI
https://g1.globo.com/fantastico/quadros/inmetro/noticia/2014/11/inmetro-reprova-15-marcas-de-glicosimetros-testados.html
Deixe aqui seu comentário: