Mídias
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 23/10/2014
- Há um trabalho interessante sobre “Escrita e Tecnologia”, que nos arremete aos primórdios da definição grega sobre tecnologia, Heródoto faz referência a habilidade no fazer, no inventar no arranjar a coisa, uma arte no elaborar com habilidade, destreza e arte, que segundo Platão diz respeito a realização material e concreta de algo.
- Refletindo sobre as tecnologias que talvez possam estar perfiladas na linha do tempo, poderíamos sugerir, a escrita nos tabletes de argila, nos tão sofisticados papiros, nos papeis escritos com sépia, nas folhas de seda e do nanquim Chinês, na revolução da imprensa com os tipos de Gutenberg, no teclado querty das máquinas de escrever, nos computadores e na forma singular de comunicação dos ipads e tablets. Claro que não podemos esquecer da eficiência dos grafites e lápis até o status que conferia a poucos ter uma caneta tinteiro em um lugar sagrado na sala de visita.
- Retrocedendo a essas grandes revoluções das “mídias” há o episódio em que o filósofo Sócrates narra a um de seus discípulos a visita de Theuth, o deus das invenções a Thamus rei do Egito.
- Theuth tenta persuadir o faraó das vantagens da escrita ao rei que em sua sabedoria desaprova a banalidade dessa invenção com o argumento que a escrita iria fazer com que os egípcios parassem de exercitar a memória e os tornariam esquecidos. Teriam muito mais confiança nos pequenos sinais externos ao invés de fazer uso da “memória” a verdadeira escrita, a escrita interna, refutando a proposta de Theuth que havia esbarrado na receita para recordação e não para a memória.
PS:
Não citei o codex, o longo domínio e jornada dos manuscritos que assombraran o mundo com suas revelações esses que na Idade Média era um dos deveres dos monges copistas para aprimorar seu crescimento espiritual, mas esse é um agradável papo fica para uma próxima postagem e quem sabe sobre a importância da memória para a transmissão de conhecimento [ ... ] :-)
Referência:
https://www.unicamp.br/~hans/mh/escrTec.html
Imagem:
Deixe aqui seu comentário: