Mulher ajoelhada - Arte 3 - África/Nigéria
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 29/09/2015
A antepassada.
A Mulher Ajoelhada é uma escultura simbólica trabalhada em marfim e muito bem delineada e representativa, esculpida por artesões nigerianos da cultura Ioruba.
A peça retrata a figura de uma bela mulher com os cabelos ndestacadamente ornados, esses arranjos são indicativos de uma posição de destaque e superioridade (segundo estudos o penteado talvez represente um solidéu). A mulher se ajoelha ao centro de um círculo, uma base circular com ornamentos que limita um local especial e ali ela ampara cuidadosamente os seios com as mãos e sobre a cabeça equilibra um cesto.
Seu corpo está elegantemente desenhado e marcado com escarificações geométricas arranjados em faixas simetricas.
O envelhecimento natural da escultura adquiriru uma pátina amarelada que confere uma tonalidade de rara beleza.
Os povos iorubas da Nigéria têm o que é provavelmente a mais longa tradição artística existentes na África. O Estado-nação é composto de subseções numerosas que foram apensados historicamente pela ascensão e queda do Ife (séculos 15 a 12) e Benin (Séculos 13 e 19) polities. Cada um dos sub-reinos - incluindo Oyo, Ijebu e unidades menores para o oeste - teve seu apogeu, e são frouxamente unidas através da linguagem e da cultura, apesar de ainda manter uma certa independência em termos de suas tradições artísticas.
Os iorubas são governados por uma descendência real, fundamentada na hereditariedade, são conhecidos como Obas; aqueles que tem acesso ao mundo sobrenatural e que será supervisionado por sacerdotes (isto é, Olowa) e por os intermediários espirituais.
Sua cosmologia está organizada em termos de domínio concreto da vida (aye) e o reino invisível dos espíritos e no outro orun (). O criador do mundo é Olodumare, que é a fonte de toda a ASE - força da vida, uma força vital. Orun é preenchido por todos os tipos de bebidas espirituosas (Iwin, ajogun, Egbe e oro), deuses Orisa () e ancestrais (ara orun), os quais influenciam a vida. A maior parte do patrimônio artístico Yoruban é projetado para impedir os maus espíritos, e para aplacar a honra ou aqueles que trazem boa sorte para a população.
O objetivo desta escultura permite muitas interpretações o que leva a dificuldade de se dar um único sentido mas de toda forma é um referêncial para os cultos sagrados, que vê o cesto sobre a cabeça como fartura se contapondo com o segurar as mãmas, posturas interpretadas com o divino na alimentação do comunidade.
É considerada como "a antepassada" e esculpida em marfim já é de uso corrente de um material de uso de uma elite
Esta é uma excelente peça de escultura ioruba.
SP.133 (LSO))
Referência:
Yoruba Ivory Female Kneeling Figure - SP.133 (LSO)
Origin: Nigeria
Circa: 19 th Century AD to 20 th Century AD
Dimensions: 6.75" (17.1cm) high
Collection: African Art
Style: Yoruba
Medium: Ivory
Condition: Extra Fine
Deixe aqui seu comentário: