PRATO: Alimentação Saudável, por - Harvard T.H. Chan School of Public Health
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 15/05/2015
O Prato:
Alimentação Saudável, criado por especialistas em nutrição daHarvard T.H. Chan School of Public Health e editores da Harvard Health Publications, é um guia para a criação de refeições saudáveis, equilibradas – servidas em um prato ou embaladas em marmita ou caixa de almoço. Coloque uma cópia na geladeira como lembrete diário para criar refeições saudáveis e equilibradas!
Faça a maior parte de sua refeição com legumes e frutas – ½ do seu prato:
Selecione por cor e variedade e lembre-se que batatas não contam como vegetais no Prato:
Coma Saudável, devido a seu impacto negativo sobre o “açúcar” no sangue.
Escolha grãos integrais – ¼ do seu prato:
Grãos integrais e intactos – trigo, cevada, baga de trigo, quinoa, aveia, arroz integral e alimentos feitos com eles, como massa integral – têm um efeito mais suave sobre o “açúcar” no sangue e insulina do que pão branco, arroz branco, e outros grãos refinados.
O poder das proteínas – ¼ do seu prato:
Peixe, frango, feijão e nozes são todos fontes de proteínas saudáveis, versáteis – podem ser misturadas em saladas e acompanhar vegetais em um prato. Limite carne vermelha e evite carnes processadas, como bacon, linguiça e salsicha.
Óleos vegetais saudáveis – com moderação:
Escolha óleos vegetais saudáveis, como azeite de oliva, óleo de canola, soja, milho, girassol, amendoim, e outros, e evitar óleos parcialmente hidrogenados, que contêm gorduras trans não saudáveis. Lembre-se que baixo teor de gordura não significa “saudável”.
Beba água, café ou chá:
Evite bebidas açucaradas, limite leite e laticínios a 1-2 porções por dia, e limite suco a um copo pequeno por dia.
Mantenha-se ativo:
A figura vermelha correndo através da bandeja do Prato: Alimentação Saudável é um lembrete de que permanecer ativo também é importante para controlar o peso.
A principal mensagem do Prato: Alimentação Saudável é concentre-se na qualidade da dieta.
O tipo de carboidrato da dieta é mais importante do que a quantidade de carboidratos porque algumas fontes de carboidratos – como legumes (exceto batatas), frutas, grãos integrais e feijões-são mais saudáveis do que outros.
O Prato: Alimentação Saudável também aconselha os consumidores a evitarem bebidas açucaradas, uma fonte importante de calorias – geralmente com pouco valor nutricional.
O Prato: Alimentação Saudável incentiva os consumidores a usarem óleos saudáveis e não define um percentual máximo de calorias que as pessoas deveriam ingerir diariamente de fontes saudáveis de gordura.
Referência e termos de uso do texto e imagem:
Termos de Uso do Prato: Alimentação Saudável
Autorizamos a permissão para usar a imagem do Prato: Alimentação Saudável, de acordo com os seguintes termos e condições:
Deixe aqui seu comentário: