Panela velha é que faz comida boa

Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 25/02/2013

O uso da cerâmica para coletar, armazenar e cozinhar alimentos foi um passo decisivo para mudar o comportamento e iniciar uma nova Tradição na Cultura do Homem no passado.

Até bem pouco tempo se considerava que o uso da cerâmica fez parte da chamada Revolução Neolítica nascida a cerca de dez mil anos e que incorporava novos costumes com o uso de artefatos de pedras, práticas de agricultura e domesticação de animais.

Achados de cerâmicas bem mais antigos invalidam essa teoria.

Uma equipe de arqueólogos em 2012 publicaram os resultados das datações das cerâmicas manufaturadas mais antigas do mundo. Achados de um Sítio Arqueológico em uma caverna em Xianrendong na província de Jiangxi, sudeste da China.

A caverna já havia sido escavada em 1960, 1990 e 2000, mas as datações dos cacos de potes de barro ainda davam margens para dúvidas. Pesquisadores chineses, americanos e alemães reexaminando o Sítio Arqueológico que por apresentar uma extratigrafia complexa e perturbada exigiam fragmentos de barros adequados para uma datação segura. Os pesquisadores estão confiantes nos resultados da datação das cerâmicas com idade entre 20.000 e 19.000 anos atrás, milhares de anos antes dos exemplos mais antigos do que se acreditava.

Segundo Ofer Harvard Bar-Yosef co-autor das prospecções no Sítio Arqueológico adverte que vasos, potes e panelas podem ser descobertas no Sul da China.

Referência:

Archeology Magazine