Tully - Um peixe vampiro.
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 16/05/2016
Tully - Um animal que viveu há 300 milhões de anos nos oceanos da Terra primitiva.
O achado de um fóssil por um amador, Francis Tully em 1958 preservou um animal que despertou estranheza e curiosidade entre os paleontólogos. O fóssil fora encontrado em bom estado de conservação em um riacho de Mazon/Illinois – USA, novidade que perturbou os especialistas na identificação da incrível descoberta.
A leitura imediata do fóssil mostrava um animal com a cabeça vinda de um prolongamento contínuo do corpo sem qualquer segmentação aparente, olhos telescópicos projetados lateralmente a cabeça, a boca colocada no final de uma probóscide, confundia qualquer tentativa de identificação imediata da estranha criatura.
As características únicas encontrada nesse achado fóssil motivou ao Estado de Illinóis a declará-lo como fóssil oficial.
A dificuldade de interpretação conduziu os pesquisadores mergulharem em varias coleções de fósseis dos museus, examinando e comparando seu corpo em forma de torpedo, cauda triangular, cabeça com olhos na extremidade similar a um tubarão martelo e narigudo como uma tromba que na extremidade sustentava uma boca com dentes afiados para sugar o sangue de suas presas, parecido com uma lampreia.
Segundo a paleontóloga Victoria McCoy o reconhecimento de uma notocorda, essa espinha dorsal primitiva é característica dos cordados e particularmente similar as lampreias modernas.
Referência
Figura : Crédito Sean McMahon
Deixe aqui seu comentário: