Yoruba - Arte 3a - Coleção África/Guiné
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 29/09/2015
Jovem de Joelhos.
Diferentemente da outra obra apresentada aqui - Mulher de Joelhos, temos mais essa representação similar, com algumas diferenças que permitem outras leituras e interpretações dessa arte riquíssimas em detalhes e significados.
É interessante ressaltar que essas peças ocupam uma posição de divindade na terra, não são consideradas simplesmente com uma imagem que possa arremeter a lembranças do imaginário, são imagens consideradas vivas e com fortes impactos e direcionamento na cultura de muitas comunidades.
A bela e elegante jovem de joelhos talhada em uma material especial como a escolha de marfim já denota ser algo especial que deve ser qualificado com representativo. A dureza e natural resistência do marfim aos cortes, desgaste e polimento do ato de esculpir conferem uma beleza adicional a figura. Nesse caso o escultor foi muito feliz por ter conseguido expressões realistas nos dando a nítida impressão de algo muito vivido.
A bela jovem se faz representar por três momentos, seus cabelos muito bem arranjados se destacam bem acima da cabeça, da razão, da mente e dos sonhos.
Logo abaixo um colar adorna seu pescoço, sua vestimenta quase imperceptível nos faz observar seu gesto de segurar um cesto, sem ter a posse e domínio desse.
Ajoelha-se ao chão, sem área, circulo ou demarcação embora não demonstre um local para se ajoelhar segura um cesto que pode trazer algo ou receber algo também.
No conjunto a escultura é considerada uma obra-prima de raro talento feita por um artífice com incomparável talento que nos leva a refletir sobre como olhamos a arte Africana hoje. - PF.3955
Yoruba – Mulher de joelhos - PF.3955
Origin: Sudeste da Nigeria
Datação: séc XX
Dimensões: altura 8.125" (20.6cm) Largura 1.125" (2.9cm)
Coleção: Africana
Stilo: Yoruba
Material: Marfim
Deixe aqui seu comentário: