Aula Show
Escrito por ROSANGELA ELIANE PEREIRA ROCHA em 01/04/2013
Já pensou numa aula onde os alunos ficam interessados e se calam não porque você pediu, mas porque se interessaram pelo que está sendo passado? Foi o que aconteceu na aula de História sobre escravidão.
Hipnotizados. Atentos ao vídeo. Assim ficaram os alunos diante das cenas do filme Amistad. As imagens por si só impressionam, mas embaladas pelo poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves... arrepiaram!!!
Após a exibição do vídeo o silêncio foi ouvido (sim). E de repente um turbilhão de comentários: “Quanta crueldade", "Nossa, pessoas jogadas ao mar?", "Caramba!”, "Olha, tem gente chorando na classe!"
O debate que se seguiu foi rico: refletimos sobre a escravidão humana em épocas e contextos diferentes , a escravidão atual, o sofrimento vivido e que ainda se vive...
A Professora Neusa, entendida do assunto, explorou o tema com propriedade. Vimos que não é apenas no dia da Consciência Negra ou da Abolição que se fala no assunto. A conclusão que chegamos é de que: De negro todos temos um pouco, mas escravizados, depende da luta de cada um pela conquista da garantia de igualdade.
De tão interessante, alguns alunos disseram que assistiriam o filme na íntegra; outros, que leriam o poema de novo, e olha que a linguagem de "Navio Negreiro" não é pra qualquer um.
Um trabalho quando bem iniciado em sala de aula comum fica ainda mais enriquecido com as ilustrações e a interdisciplinaridade que os recursos tecnológicos propiciam.
Professora Neusa e alunos, obrigada pela emoção que as aulas despertaram em mim.
Para quem se interessou, aí vão o links utilizados para preparar a aula:
https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000074.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=gyuT-x6a6W8
https://www.youtube.com/watch?v=e9N02H7xNI4 (este vídeo também foi apresentado)
https://www.slideshare.net/proffatimafreitas/escravido-africana-no-brasil
Deixe aqui seu comentário: