Por que estudar história?
Escrito por DILMAR MACEDO SOARES em 28/11/2012
Algumas pessoas e alunos podem se perguntar, por que estudar História?
Hoje é comum presenciar pessoas que fazem esse questionamento, que acreditam não ser importante o estudo do passado, que acha a disciplina de História chata e sem importância.
Mas estudar História é tão significante e nos possibilita ir muito mais além do que alguns pensam.
Estudar História não se resume a decorar datas e nomes. Na verdade, isso é só uma pequena parte do conhecimento que essa matéria pode oferecer. Mais importante do que saber quando foi o descobrimento do Brasil, é conseguir relacionar os fatos e perceber que as transformações de uma sociedade não são naturais ou espontâneas, mas determinadas por uma série de fatores anteriores.
Sempre que tentamos entender por que alguma coisa aconteceu, seja a Inconfidência Mineira ou uma nota baixa na escola, estamos empregando o pensamento histórico, isto é, a busca pelos fatores que originaram esses acontecimentos. "A história não é o estudo do passado pelo passado, é necessário ir ao passado para a compreensão de todos os questionamentos do tempo presente", explicou o historiador Tiago Menta.
Enquanto algumas lições precisam ser aprendidas na pele, existem outras que podemos dispensar a experiência, como a resolução de conflitos por meio de guerras. "Sem a História toda a humanidade desconhece seus êxitos, fracassos, conquistas e está sujeita a cometer um mesmo equívoco novamente", ressaltou o professor da disciplina Marcus Vinícius Leite.
Seguindo o pensamento do professor Vinícius Leite, lhe convido a refletir um pouco sobre a história de Adolf Hitler, desde criança ele tinha um objetivo, ser pintor e poeta, no entanto após pintar várias obras de artes e ganhar uma parte da vida com suas pinturas, tentou ingressar na Academia de Artes de Viena e por duas vezes foi rejeitado. Excluído do meio artístico e sem alternativa, ingressou no exército. O resto da história todos nós já conhecemos, agora reflita comigo, a história mundial não poderia ter sido outra, se Adolf Hitler tão somente tivesse se tornado um grande pintor?
É esse o efeito que nos causa o estudo da história, nos leva a refletir e a questionar muitas coisas. Até mesmo quando negamos oportunidade a alguém, podemos estar mudando a história mundial.
Deixe aqui seu comentário: