Principal » Posts » Visualizar

Somos importantes!!

Escrito por CAROLINE SATI MULLER em 11/04/2013

São inúmeras as discussões acerca do uso das tecnologias na sala de aula. Uns à favor e outros contra. Mas é uma realidade que não está só para ser discutida, mas para ser vivida. O fato é que, sendo adepto ou não, o uso dela é cada vez mais frequente.

E o que é preciso diante de tudo isso? Capacitar os professores. Os professores desta geração frequentaram a escola nos moldes tradicionais de ensino e quebrar esse paradigma é difícil e requer muita capacitação.

Nossa atividade como Poente é cada vez mais importante na sociedade digital. O computador em sala de aula sem a devida mediação não surtirá efeito nenhum na real aprendizagem dos alunos.

Veja um trecho retirado de uma matéria no site da Uol:

"A mera presença dos objetos técnicos em sala de aula não significa necessariamente inovação. Pode até ser um grande retrocesso. O computador sozinho não faz nada". A afirmação é de Edvaldo Couto, professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e pesquisador nas áreas de cibercultura, tecnologias educacionais e criação de narrativas em ambientes digitais.
Couto é defensor do "uso de toda e qualquer tecnologia em sala de aula", mas desde que acompanhada de objetivos e métodos.
Ele também defende que o conceito de educação 3.0 só terá sucesso no Brasil quando alguns problemas estiveram solucionados, como a falta de infraestrutura nas escolas e a má formação tecnológica dos professores.


Para ver a reportagem completa clique:

https://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/27/tecnologia-na-sala-de-aula-computador-sozinho-nao-faz-nada-diz-pesquisador.htm

Isso reforça a nossa tarefa de aprender um pouquinho mais a cada dia sobre o imenso universo que a tecnologia nos oferece, no qual todos nós somos aprendizes...
 

2
Comentários


Marcos Pastorello diz: Comentario feito em 11/04/2013

A Secretaria de Educação vem desempenhando seu papel tanto na inovação tecnológica e principalmente na capacitação de professores para uso das TICs. Outro ponto que merece ser destacado é a criação do POENTE (Professor Orientador Educacional em Novas Tecnologias). Esse profissional, com os seus conhecimentos pedagógicos aliados às novas ferramentas que não param de surgir, contribuem para reforçar o aprendizado das crianças e jovens. O Poente diferencia-se pelo fato de estar sempre buscando e renovando seus conhecimentos nas TICs e dessa forma, além do seu importante papel, multiplica os conhecimentos aos seus colegas professores regentes. Um longo caminho ainda precisa ser trilhado, mas certamente todos estão empenhados na busca da qualidade de ensino. Parabéns aos professores, indistintamente, porque sem a sua presença, seu conhecimento e principalmente seu empenho, não há tecnologia que suplante o papel do professor.

Gabriel Dutra 5ºB diz: Comentario feito em 26/04/2013

Nós somos muito importantes por nosso senhor deus nos deu vida a luz e ir nas aulas de deus é bom nós cantamos horamos. E é isso professora Carol de minha vida beijos.

Deixe aqui seu comentário:



Digite o código acima:

*
Campos Obrigatórios.

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0