Somos importantes!!
Escrito por CAROLINE SATI MULLER em 11/04/2013
São inúmeras as discussões acerca do uso das tecnologias na sala de aula. Uns à favor e outros contra. Mas é uma realidade que não está só para ser discutida, mas para ser vivida. O fato é que, sendo adepto ou não, o uso dela é cada vez mais frequente.
E o que é preciso diante de tudo isso? Capacitar os professores. Os professores desta geração frequentaram a escola nos moldes tradicionais de ensino e quebrar esse paradigma é difícil e requer muita capacitação.
Nossa atividade como Poente é cada vez mais importante na sociedade digital. O computador em sala de aula sem a devida mediação não surtirá efeito nenhum na real aprendizagem dos alunos.
Veja um trecho retirado de uma matéria no site da Uol:
"A mera presença dos objetos técnicos em sala de aula não significa necessariamente inovação. Pode até ser um grande retrocesso. O computador sozinho não faz nada". A afirmação é de Edvaldo Couto, professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e pesquisador nas áreas de cibercultura, tecnologias educacionais e criação de narrativas em ambientes digitais.
Couto é defensor do "uso de toda e qualquer tecnologia em sala de aula", mas desde que acompanhada de objetivos e métodos.
Ele também defende que o conceito de educação 3.0 só terá sucesso no Brasil quando alguns problemas estiveram solucionados, como a falta de infraestrutura nas escolas e a má formação tecnológica dos professores.
Para ver a reportagem completa clique:
https://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/27/tecnologia-na-sala-de-aula-computador-sozinho-nao-faz-nada-diz-pesquisador.htm
Isso reforça a nossa tarefa de aprender um pouquinho mais a cada dia sobre o imenso universo que a tecnologia nos oferece, no qual todos nós somos aprendizes...
Deixe aqui seu comentário: