Aprenda tabuada usando a lógica!

Escrito por THIAGO XAVIER DA CONCEICAO em 06/11/2012

Olá, classe!

A aprendizagem da tabuada, muitas vezes, torna-se algo mecânico e desgastante. Porém, o domínio deste conhecimento é fundamental pois, por meio dela, realizamos inúmeras atividades do nosso cotidiano.

Observando os alunos em sala de aula, pude perceber que algumas crianças do 4º ano não conseguiam resolver atividades envolvendo cálculos de multiplicação e divisão, simplesmente porque ainda não tinham o domínio da tabuada.

Então, pesquisando formas mais lúdicas e prazerosas de aprender tabuada, encontrei este interessante vídeo do professor Márcio Barbosa. Neste vídeo, aprendemos a fazer a tabuada usando uma sequência lógica muito simples. Conhecemos também a tabuada do 6 ao 9 USANDO APENAS OS DEDOS!

Além do vídeo, estudamos a famosa Tabela de Pitágoras (imagem do post). Pouco tempo depois, os alunos que apresentavam dificuldades estavam efetuando as atividades com autonomia e prazer.

Pratique bastante e fique fera na tabuada!

Clique no link abaixo para assistir ao vídeo e aprenda a fazer a tabuada:

FONTE: Youtube - Matemática com Professor Márcio Barbosa