Principal » Posts » Visualizar Antigo

Reciclagem

Escrito por ROBERTA ESPERANZA UCCI em 07/07/2010

Vamos falar hoje de reciclagem! Nunca ouviu falar nesta palavra? Mas agora você vai saber tudo sobre reciclagem. Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem utilizados novamente. Mas o que é material orgânico e inorgânico? Qualquer coisa que tem origem animal é considerado material orgânico. E tudo que não tem origem biológica é considerado material inorgânico. Os alimentos, por exemplo, são considerados materiais orgânicos. As sobras destes alimentos como as cascas de legumes e frutas que vão para o lixo de cozinha também são considerados materiais orgânicos e podem ser reaproveitados. Ou melhor, podem ser reciclados para serem reaproveitados. O lixo da nossa cozinha, por exemplo, pode ser transformado em adubo. Os adubos são fertilizantes utilizados na terra para enriquecer os solos das plantações. Olha que legal! Utilizamos alimentos para fazer mais alimentos! Este é o espírito da reciclagem: transformar, processar o lixo, para ser utilizados novamente. Os materiais inorgânicos como: garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem ser reciclados. Nestes casos, é muito comum que se reutilize o próprio material, ou seja, latas de refrigerante são processadas e transformadas em novas latas, assim como as garrafas de vidro também são preparadas de forma a serem reutilizadas. Para colaborar no processo de reciclagem o lixo é separado em 4 latas diferentes: metal, papel, vidro e plástico. Cada lata é representada por uma cor diferente: Papel - Azul Metal - Amarelo Vidro - Verde Plástico - Vermelho Este tipo de coleta de lixo é chamado de Coleta Seletiva. Clique aqui para ter as suas latas! Agora que você já sabe tudo sobre reciclagem, já pode imaginar quanto lixo podemos reutilizar! Assim poupamos energia e matéria prima e ainda não poluímos o planeta. Atualmente, o lixo é problema mundial. Todos os dias acumulamos toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos e além disto muitos materiais levam muito tempo para se decomporem. Veja na tabela abaixo quanto tempo demora a decomposição do vidro! Papel: de 2 a 4 semanas Palitos de fósforos: 6 meses Papel plastificado: de 1 a 5 anos Chicletes: 5 anos Latas: 10 anos Couro: 30 anos Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos Latas de alumínio: de 80 a 100 anos Tecidos: de 100 a 400 anos Vidros: 4.000 anos Pneus: indefinido Garrafas PET: indefinido Outro ponto importante é o quanto de energia e matéria prima poupamos! Quantas árvores não deixamos de cortar reciclando papéis, jornais e revistas. Quantas máquinas que utilizam eletricidade ou por vezes combustíveis deixamos de ligar poupando energia. Tudo isto é importante para preservar a natureza e garantir um futuro melhor para o nosso planeta e para a humanidade! Não perca tempo, é tempo de reciclar!
Comentários ( 7 )
Lucas e Maah Vasques e Jayne Mendes - 11/08/2010 19:51:32
oooooiiiiiii professora dahora a materia
Maah Vasques & Jayne Mendes 6º f SHAUSHUA' - 11/08/2010 19:51:29
Professa nóis amamos a sua matéria, a Maah sempre sabe todas as lições, nois te amamos mtmt <3
raziel - 11/08/2010 19:51:26
adorei achei muito interessante mas professora roberto os 7 anos vão ter que copiar isso ??
Carla - 11/08/2010 19:51:03
Legal
reynaldo - 08/10/2010 18:45:41
prof muito legal
paloma nascimento e gabriela mangoline 6 ° ano E - 08/10/2010 18:45:39
gaby aqui teacher roberta achei mto interessante a sua materia sobre reciclagem paloma aqui teacher roberta eu gostei de tds as suas materias mais a maislegal foi sobre a reciclagem adoramos vc !!!!!!!!!
Giovane Correia/Bruno dos Santos 6°E - 08/10/2010 18:45:28
Giovane:legal professora copiei por que metade disso vai cai na prova ne vou estudar E vou tentar tirar um 10.Bruno:Kim bom sua materia professora adorei o texto da reciclagem.Espero tirar mais um 10

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0