Prof Paulo Ferreira
E.M. Cidade da Criança
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 12/07/2010
Shiba Inu ~ Cão Pequeno ou Cachorro-do-mato
Um dia desses nessas andanças que você faz pelas imediações do Canto do Forte é provável que você tenha um feliz encontro com uma moça acompanhada de cinco cães que mais parecem pequenas raposas.
Trata-se de uma raça especial e rara por aqui conhecida por Shiba.
Esses cães guardam as características de seus ancestrais caçadores nativos das regiões montanhosas dos arquipélagos japoneses de onde se espalharam seguindo a migração e o assentamento do homem a mais de 10mil anos AP. Argumentos fundamentados em escavações arqueológicas e corroborados por análise do DNA que reforça a origem da raça.
Ao fim da Segunda Guerra Mundial e as conseqüências do pós guerra deflagrou uma epidemia de cinomose onde a população de cães no Japão foi drasticamente afetada, com os Shibas chegando ao limite da extinção.
Graças aos esforços dos japoneses foi possível reunir e iniciar a recomposição da população dos poucos Shibas que sobreviveram ao envenenamento por plutônio causado pela explosão de Little Boy e Fat Man e à epidemia viral.
O Shiba Inu é dotado de um temperamento alegre e brincalhão com as pessoas de convívio, independente e resistente a treinamentos, que devem ser intensificados no primeiro ano de vida para reconhecimento do seu dono como líder de matilha.
O cão não late, mas emite pequenos uivos na demonstração de agressividade e afeto.
No Japão são os cães preferidos e os mais difundidos na criação doméstica, aqui na Praia Grande esse traço da história se revela para aqueles que têm os olhos atentos ao mundo e a alma devotada ao conhecimento.
E você tem algum companheiro de estimação? :-}=
Comentários ( 2 )
Ananda Berger - 13/07/2010 09:08:48
Adoro esse assunto,esse cachorro é maravilhoso parece de pelúcia e não late! perfeito;é o sonho de consumo do meu pai.Lembranças professor.
Sandra Regina de Carvalho - 26/08/2011 15:47:52
Adoro assuntos que dizem respeito a cachorros, pois o amo muito, e tenho 2 em casa, um Pudol femea e um Pastorvailer macho, que são a minha vida.
bjs.